Futebol

Palmeiras: ‘forte desabafo’ de Abel Ferreira sobre futuro no futebol brasileiro repercute em Portugal

O Palmeiras segue de vento e popa na temporada 2022. Campeão da Recopa Sul-Americana, vice-campeão do Mundo e invicto no Campeonato Paulista, o técnico Abel Ferreira perece viver uma maré tranquila pelos lados do Allianz Parque.

Mas, nas palavras do próprio treinador, fatores externos podem colocar um ponto final na passagem do vencedor técnico pelo futebol brasileiro.

Em coletiva de imprensa após a vitória por 2 a 0 do Palmeiras contra o Guarani, pelo Campeonato Paulista, Abel Ferreira desabafou a respeito dos recentes episódios de violência no futebol brasileiro e disse que precisa se sentir seguro para seguir realizando seu trabalho no Verdão.

“É preciso passar à ação. Palavras, o vento leva. Isto preocupa-me muito. Quando entrei aqui e vi as imagens no México e dizem-me que se passa a mesma coisa no Brasil, vou ter de pensar muito bem no que quero para a minha família, para mim e para os meus jogadores”, disse Abel.

“Estão a acontecer coisas muito graves no futebol sul-americano. As pessoas têm de dar a cara, os clubes e essas pessoas têm de ser punidas. É preciso morrerem quantas mais pessoas para as autoridades tomarem decisões? Os organismos, quer sejam os do futebol, quer sejam extra-futebol, têm de dar as caras, exercer os cargos que têm”.

“Têm de justificar o cargo que tem. Quando eu não ganho, pedem-me responsabilidades. Isso é o que espero que cada pessoa faça, assuma responsabilidades. Pelo bem do futebol brasileiro, pelo bem de todos nós. Que se junte a CBF, que se junte quem organiza os campeonatos estaduais, o Ministério Público, mas que se tomem medidas”, contou o treinador.

Futuro no Brasil e possível ida para o exterior

Com contrato até o final do ano e com opção de renovação por mais um, Abel Ferreira é uma unanimidade para a direção de futebol do Palmeiras, que sequer trabalha com a possibilidade de perder o treinador. De acordo com apuração do ESPN.com.br, os grandes resultados obtidos pelo português à frente do Verdão tem chamado e muito a atenção do futebol internacional. Neste início de ano, Abel tem sido alvo de diversas equipes, mas não será fácil tirá-lo do Palmeiras.

A reportagem apurou que não é apenas dinheiro que fará Abel deixar o Palmeiras. O treinador exige que o clube que o queira contratar tenha um projeto de futebol sólido, bem definido e que conte com pessoas responsáveis e com desejo de conquistas. Muito por conta disso, mesmo com propostas altas financeiramente, Abel as recusou para permanecer na equipe.

O próprio treinador deixou claro que não sairia do Palmeiras para assumir um time de meio de tabela na Europa e que não lhe desse condições de ser campeão. O meio do ano deverá ser um período crucial para Abel e para o Palmeiras, uma vez que clubes europeus, de olho na próxima temporada, terão o português como alvo para 2022/23.