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“Visionária e transformadora”, diz parceiro do Google sobre experiência do Pilar

Assessoria

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Transformar para educar mais e melhor. Foi com este objetivo que a Prefeitura do Pilar se tornou parceira do Google for Education, plataforma criada para atender as necessidades de professores e alunos, dentro e fora da sala de aula, por meio de ferramentas indispensáveis a quem precisa aprender, ensinar e se conectar. E nesta terça-feira (08), o Centro Cultural Mestre Bida, na Chã do Pilar, foi palco de um grande encontro em reconhecimento ao sucesso desta parceria.

É que a GetEdu – parceiro oficial do Google for Education na oferta dos serviços de capacitação e suporte pedagógico – escolheu a gestão da Educação no Pilar como tema de seu primeiro evento híbrido desde o início da pandemia, como explica o sócio-fundador da empresa, Daniel Garrido.

“Pilar foi o primeiro município a aderir à plataforma do Google, e isso aconteceu antes de a Covid-19 se tornar pandemia, o que foi muito interessante porque, quando ela veio, os professores já estavam preparados. Os alunos já utilizavam a tecnologia para expandir as vantagens da aula presencial, para confirmarem, em casa, aquilo que aprenderam em sala de aula. Ou seja, graças a esse planejamento é que o Município conseguiu minimizar os impactos de uma pandemia, porque já havia se preparado para fazer de uma reunião via google meeting, por exemplo, algo corriqueiro no processo de aprendizagem. Tudo isso só evidencia a capacidade de adaptação do professor sempre que se tem a Educação como prioridade”, avaliou Garrido.

Quem também esteve no Pilar participando, presencialmente, do encontro no centro cultural foi a educadora Marici Marchini, responsável pelo departamento de programas do Google em todo o país.

“Sempre acreditamos no uso da tecnologia como uma maneira de engajar, de encantar e, principalmente, de aprimorar o aprendizado. E precisávamos de gestores visionários como o prefeito do Pilar, Renato Filho. Ele já havia compreendido, antes da pandemia, a necessidade de capacitar professores e alunos para o mundo digital não como fim, mas como meio, valorizando o papel do educador enquanto facilitador desse processo”, comentou a diretora, acrescentando que a pandemia “apenas acelerou a transformação educacional que já se consolidava no Pilar”.

“O resultado mais interessante é o quanto tudo isso se encaixou no momento certo. Pilar foi um dos poucos municípios que conseguiram se adaptar muito rapidamente, e já obtendo indicadores expressivos. Foi tudo muito assertivo. Pilar é, hoje, uma história de sucesso. E usamos essa história com imenso prazer para mostrar que é possível, sim, aliar tecnologia e aprendizado na rede pública, superando, inclusive, as perdas oriundas da pandemia”, complementou Marici.

Renato Filho: “Vim para inovar”

O prefeito do Pilar, por sua vez, reforçou o principal objetivo do programa, que é propiciar ao estudante da rede municipal as mesmas oportunidades de que dispõe o aluno de uma escola particular. Ele também lembrou o esforço de toda a equipe para minimizar os impactos da pandemia e, portanto, preservar o ano letivo de 2020 – que antecedeu o período auge no Brasil.

“Vim para fazer uma gestão inovadora e, por isso, recorremos à tecnologia para promover uma educação de qualidade. Tornamos os nossos alunos competitivos, em pé de igualdade com os da rede particular. E recuperamos a credibilidade da rede municipal também porque desenvolvemos programas sociais atrelados à Educação. Afinal, o grande desafio do gestor é diminuir as desigualdades para que as pessoas possam de fato ter uma perspectiva de vida”, analisou Renato Filho, destacando o alcance de iniciativas como o programa Plantando o Futuro – com ele, o Município compra alimentos da agricultura familiar e gera mais empregos no campo, fortalecendo a merenda, combatendo a insegurança alimentar e aprimorando o aprendizado.

“Melhoramos a estrutura e entregamos novas escolas. Além, disso, compramos e distribuímos chromebooks, levando três mil pontos de internet para as casas dos alunos. Todo mundo se engajou. Nossos professores, inclusive os mais antigos, tiveram que se reinventar para transformar o dia a dia dos nossos estudantes. Foi assim que saímos de cinco mil e novecentos alunos em 2017 para oito mil e duzentos matriculados este ano. Portanto, estamos preparando o Pilar para o futuro, para além do meu mandato. Prova disso é que acabamos de bater mais um recorde com 96% de aprovação no ano letivo”, emendou o prefeito, lembrando, ainda, que a primeira escola pública bilíngue do Brasil também está no Pilar.

Já quando perguntado pelo gestor da GetEdu Wellington Maciel – que conduziu a transmissão ao vivo do Distrito Federal – se o exemplo do Pilar pode ser copiado em outras regiões do país, Renato foi enfático. “Basta priorizar a Educação. Qualquer investimento em Educação é pouco para o resultado que se tem. É o melhor caminho para o desenvolvimento de um município, de um estado ou de uma nação”, concluiu.

Emoção

Na sequência, a plateia presente vibrou com o depoimento da professora Rosângela Ferreira, que relatou sua experiência com o Google for Education e não escondeu o prazer de usar a tecnologia para transmitir conhecimento. “Foram os alunos que me encorajaram a aprender. Todos ficaram muito curiosos. Inicialmente, confesso que me senti constrangida. Mas me dediquei por inteiro até concluir o meu primeiro plano de aula utilizando o chromebook. Nós não sabíamos, mas estávamos sendo preparados para a pandemia do ano seguinte. E ver o brilho no olhar dos meus alunos me motiva cada vez mais”, disse a coordenadora da Escola Professora Lourinete Barbosa.

Já a pequena Rebeca Vitória, de apenas 9 anos, fez o público se emocionar ao descrever sua rotina de estudos. “Eu me desenvolvi muito com o chromebook. Passei a interagir mais com meus colegas, a exercitar minha criatividade. E a melhor coisa da vida é estudar”, declarou a aluna do 4º ano da Escola Sueli Chagas, acrescentando que vai se esforçar bastante para se tornar médica.