O retorno acontece após o Sistema Socioeducativo não constar nenhum caso suspeito de síndrome gripal entre socioeducandos
Com o arrefecimento da pandemia e a flexibilização do distanciamento social controlado, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) retomará, a partir desta segunda-feira (14), as visitas familiares a adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas nas Unidades de Internação de Alagoas. As visitas foram suspensas há dois anos como medida preventiva à Covid-19, sendo substituídas por chamadas de vídeo.
Segundo o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rêgo, a retomada acontece uma vez que o Sistema Socioeducativo de Alagoas não tem constatado nenhum caso suspeito de síndrome gripal entre socioeducandos, de acordo com o Boletim Epidemiológico Interno.
“Fizemos uma reunião com o corpo técnico, incluindo a equipe da Unidade Básica de Saúde que atende o público socioeducativo, e visualizamos a possibilidade de retorno das visitas, o que acontecerá com agendamento prévio e seguindo todos os requisitos necessários, como a apresentação do cartão de vacina contra Covid-19 atestando o ciclo vacinal completo, restrição de dois visitantes por adolescente, entre outras medidas”, explica.
O superintendente destacou ainda a importância da família no processo de reintegração social dos adolescentes que por algum motivo conflitaram com a lei e já se encontram em período de reclusão.
“Nós queremos que os adolescentes sejam reintegrados à sociedade com sucesso e para isso a família é muito importante. O Sistema Socioeducativo de Alagoas oferta hoje todas as condições no tocante à educação, à capacitação para o mercado de trabalho, entre outros fatores importantes, mas o apoio e a presença da família são fundamental para que esse processo aconteça mais facilmente”, frisou.
Mesmo com a flexibilização, a Superintendência de Medidas Socioeducativa (Sumese) continua com os métodos preventivos, que incluem o uso de máscaras, utilização de álcool 70% e intensificação das ações de higiene e sanitização dos ambientes em todas as Unidades de Internação.