Festa literária inicia no fim de março e trará apresentações culturais, palestras e renda para o bairro histórico
As ruas do Pontal da Barra serão ocupadas por festa e cultura no final deste mês, com as atividades da Feira Literária do Pontal da Barra (Flipontal), que acontecem de 30 de março até o dia 1º de abril. O bairro turístico será palco de shows, palestras e atividades culturais realizadas pela Prefeitura de Maceió.
O secretário municipal de Educação, professor Elder Maia, enfatiza que o evento busca promover a cultura literária do Município.
“Nossa equipe vislumbra nessa festa uma grande oportunidade para os estudantes conhecerem mais a cultura e a arte da nossa cidade e criarem interesse pela Língua Portuguesa, coadunando com a nossa Olímpiada de Língua Portuguesa”, diz o secretário.
A Escola Municipal Silvestre Péricles servirá de âncora para o evento, que ocupará as ruas do bairro. Às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra é rico em história e cultura, sendo conhecido por suas rendeiras, patrimônio imaterial de Maceió e um dos cartões postais da cidade para o mundo.
Em sua quarta edição, a Flipontal também deve criar várias oportunidades de trabalho para os empreendedores da cidade, além de turbinar o comércio local do bairro. Os grupos culturais que se apresentarão também poderão contar com a renda e a visibilidade proporcionada pelo evento.
“Esperamos que todos que visitem a festa criem um interesse maior pela literatura e tudo que estabelece interface com ela, como a história, a geografia do bairro, seu riquíssimo patrimônio material e imaterial, a contação de histórias e o estímulo à imaginação”, destaca Elder Maia.
A fluência da leitura e da escrita são algumas das competências que a Educação busca desenvolver nos estudantes por meio da festa literária, como preparativo também para a Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió, a primeira do Município. Além dos alunos da rede municipal, haverá atividades para estudantes de todas as etapas, inclusive o ensino superior, e o público em geral.
O evento é organizado em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).