Brasil

Chuva gera alagamentos em São Paulo e ao menos 14 pontos intransitáveis, diz CGE

CNN Brasil

CNN Brasil

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na madrugada deste sábado (12) geraram diversos alagamentos, com ao menos 14 pontos intransitáveis até às 8 horas, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da capital paulista.

Dos 14 pontos, seis estavam localizados na zona leste da cidade, com três no bairro de Itaquera, um na Vila Formosa/Aricanduva e dois na Vila Prudente. Houve ainda cinco pontos na zona sul e um nas zonas sudeste, oeste e norte.

Por volta das 9h30, havia apenas um ponto de alagamento ainda intransitável, em Itaquera, na rua Dr. Luiz Ayres. Os outros pontos voltaram a ficar transitáveis por volta das 9h00.

O CGE chegou a estabelecer um estado de atenção em várias regiões da cidade devido às chuvas por volta das 3h00. A maioria foi encerrada entre as 6h05 e 6h50, e não há mais nenhuma área de São Paulo em atenção.

O órgão informou que houve transbordamentos do Córrego Mooca, na altura da Avenida Salim Farah Maluf com a Praça Maria da Penha Nascimento, e do Córrego Morro do S, na altura da Avenida Carlos Caldeira Filho entre as ruas Túlio Mugnaini e Joaquim Nunes Teixeira.

O maior índice pluviométrico foi registrado na estação meteorológica do Jabaquara, de 63,8 milímetros (mm), enquanto o menor foi em Cidade Ademar, com 55,2 mm.

Segundo o CGE, a área de instabilidade que gerou as chuvas fortes na Grande São Paulo perdeu força, e atualmente há apenas variação de nuvens e previsão de garoa para a manhã de sábado.

“Entretanto, o tempo ainda segue instável e novas áreas de chuva ainda devem atingir a capital paulista no decorrer do dia”, afirma o órgão.

A tendência para os próximos dias, aponta o CGE, é que a continuidade da propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deixe o tempo instável, com pancadas de chuvas e chance de amenização do calor registrado nos últimos dias.

Há o alerta, ainda, para a elevação do risco de formação de alagamentos e deslizamentos de terra nos próximos dias, conforme as chuvas deixam os solos encharcados.