Meio Ambiente

IMA coleta amostras na Lagoa Mundaú para identifica causa de mortandade de peixes

IMA/AL

IMA/AL

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizaram, na manhã desta segunda-feira, 14, a coleta de amostras da água na Lagoa Mundaú após uma denúncia de que diversos peixes surgiram mortos no local.

Ontem (13), pescadores e moradores da região usaram as redes sociais para denúnciar mortandade de peoxe na região. Além de diversos peixes mortos, eles apontam uma mancha de óleo no local, levantando a hipótese da lagoa está contaminada.

Após a denúncia, uma equipe do órgão ambiental esteve no local. As amostras serão encaminhadas ao Laboratório de Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para análise físico-química. Já o Laboratório de Estudos Ambientais do IMA será responsável pela avaliação microbiológica. A previsão é que o resultado seja divulgado já na próxima quinta-feira, 17.

Segundo informações repassadas pelo IMA, ainda não foi possível indicar uma causa para o fenônemo neste primeiro momento. Apesar dos percadores terem levantado a possibilidade do óleo ser a causa das mortes dos peixes, o órgão ambiental informou que inicialmente não parece ele que tenha relação direta com o problema uma vez que animais que apareceram mortos não são de superfície.

As equipes técnicas do IMA continuarão com as verificações com o intuito de encontrar as causas do incidente além de tomar as providências necessárias. Aqueles que desejam realizar denúncias ao IMA podem entrar em contato pelo WhatsApp do órgão 988339407 ou por meio do Aplicativo IMA Denuncie.