O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL), Brandão Júnior, se manifestou favorável à liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados em Maceió. A medida foi anunciada pelas redes sociais do prefeito JHC (PSB) na manhã desta segunda-feira, 14.
Segundo o representante da associação, com o avanço da cobertura vacinal e avaliação dos dados, 15 dias após o período carnavalesco, que não demonstrou grande aumento de casos ou de ocupação de leitos nas redes privada e pública de saúde, este seria o próximo passo, visto o quem vem acontecendo em outros estados e países.
“A Abrasel apoia a retirada das máscaras uma vez que o nível de vacinação está bastante avançado. E passado 15 dias depois do carnaval, que era um momento de muito reencontro da população, a gente não vê um aumento de casos ou uma preocupação maior de ocupação da rede pública e prviada de saúde. Então, a gente acredita que como estamos tendo uma cobertura vacinal bem avançada a gente deveria voltar ao normal, assim como está sendo feito no primeiro mundo”, disse.
Vale ressaltar que na medida anunciada ficará a critério de cada estabelecimento privado, a exigência ou não de máscaras dos clientes. Não há uma orientação específica em relação aos funcionários.
Governo de Alagoas
Também nesta segunda-feira, o governador Renan Filho (MDB) informou que irá anunciar amanhã (15), durante coletiva de imprensa marcada para às 12h, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado de Alagoas. A medida, contudo será apenas para ambientes externos.