Futebol

Onde Barcelona x Real Madrid nem é considerado clássico e um lado domina completamente a rivalidade

FC Barcelona

FC Barcelona

No próximo domingo (20), Real Madrid e Barcelona fazem o famoso El Clásico, às 17h (de Brasília), pela 29ª rodada de LaLiga.

Se no futebol masculino, o duelo é repleto de equilíbrio e rivalidade, no feminino o cenário é bem diferente.

Isto porque, atualmente, há poucas equipes no futebol mundial tão avalassadoras quanto o time feminino do Barcelona. Fundado em 1988, a equipe culé recebeu investimentos significativos nos últimos anos e se tornou uma potência quase que imparável.

Por outro lado, o Real só entrou no esporte feminino em 2020, depois que comprou o CD Tacón, uma equipe de Madri criada em 2014.

Entre as mulheres, o tradicional clássico repleto de rivalidades não é Barça x Real e sim Barça x Atlético de Madrid, conforme disse a goleira culé Sandra Panos à ESPN, em 2019, assim que o clube merengue adquiriu o Tacón.

”Há mais rivalidade com o Atlético de Madrid do que com o Tacon no momento. Até agora, o clássico é o Atlético contra o Barça. A competição entre as duas equipes tem sido muito boa e [o Tacon] tem que conquistar essa posição”, afirmou na época.

De lá para cá, a soberania do Barcelona feminino diante das adversárias ficou cada vez mais evidente. No último domingo (13), as culés conquistaram o título espanhol antecipado ao golear o próprio Real Madrid por 5 a 0.

Foi a sétima taça do espanhol da história e o terceira consecutiva do time feminino, que segue em busca de sua segunda tríplice coroa seguida, depois de faturar a Copa da Rainha, a Champions League feminina e o Espanhol na última temporada.

Já na atual, a campanha segue perfeita. No torneio nacional foram 24 jogos e 24 vitórias, com 136 gols marcados e apenas seis sofridos.

Nenhum time conseguiu tirar pontos do time liderado por Alexia Putellas, melhor jogadora do mundo e autora de dois gols na goleada de domingo. A Bola de Ouro tem 16 tentos e 14 assistências em 24 jogos na liga até aqui.

Se no futebol masculino, o Real lidera LaLiga com folga, com 10 de vantagem para o Sevilla, segundo colocado, no feminino a equipe da Catalunha não pode mais ser alcançada por mais ninguém faltando seis rodadas para o fim. Já as meninas do time merengue, aparecem na quinta colocação, com 41 pontos.

E a conquista de LaLiga foi uma prévia do que virá nos jogos europeus. O time catalão está vivo na Copa da Rainha, onde encara a Real Sociedad nas quartas de final, e também na Champions League, quando voltam a enfrentar justamente o Real Madrid, também nas quartas, com o jogo de ida marcado para 22 de março. Vale lembrar equipe defende o título nos dois torneios.