A Prefeitura de Maceió segue neste domingo (20) com a maratona de vacinação infantil contra a Covid-19. Os quatro pontos fixos instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) funcionarão, das 9h às 16h, apenas para vacinação de crianças. Para fortalecer a imunização pediátrica, a Prefeitura está fazendo o transporte de crianças matriculadas em escolas municipais até os pontos de vacinação.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou os ônibus do transporte escolar para levar alunos de 60 escolas até os pontos de vacinação. Estudantes do 1º ao 9º ano de qualquer uma das instituições selecionadas poderão atualizar o calendário de vacinação contra a Covid-19 neste domingo.
Os ônibus que fazem o transporte escolar dos estudantes diariamente farão a mesma rota e buscarão esses alunos. Para os alunos que moram perto das escolas e não utilizam o transporte escolar, o ponto de encontro será em frente às escolas.
As escolas listadas serão o local de concentração dos estudantes, que devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, e de lá sairão ônibus às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h em direção ao local de vacinação mais próximo. Nos pontos de vacinação haverá distribuição de lanches.
Atenção para a documentação necessária
A Gerência de Imunização da Prefeitura de Maceió orienta os pais e responsáveis das crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 a atentar para a documentação necessária para a vacinação infantil.
Para a vacinação do público de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.
Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA INFANTIL, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, que ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.
Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos.
Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS, será necessária a apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.
Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.