A Fifa anunciou, nesta terça-feira (22), detalhes sobre o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022.
A entidade máxima do futebol vai usar como referência o ranking de seleções, que será publicado no dia 31 de março. O evento acontecerá no dia 1º de abril, em Doha, no Catar, às 13h (horário de Brasília).
De acordo com a Fifa, 29 das 32 seleções participantes serão conhecidas até o dia do sorteio. Vinte e oito delas serão colocadas nos potes de 1 a 4 seguindo o ranking da entidade.
Por ser o país-sede, o Catar ocupará a posição A1 do primeiro pote, que ainda terá as setes melhores seleções do ranking classificadas para o Mundial.
Vale lembrar que, do atual top 7, apenas a Itália ainda não garantiu vaga na Copa do Mundo, enquanto Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha já estão classificadas.
Já o pote 2, terá as seleções entre as posições 8 e 15 da lista de classificadas. O terceiro contará com as seleções entre 16º e 23º lugares.
Por fim, o porte 4 terá as equipes entre a 24ª e 28ª posições e mais três vagas reservadas: duas para os vencedores dos playoffs intercontinentais e uma para o vencedor dos playoffs da Europa.
Os playoffs intercontinentais serão realizados nos dias 13 e 14 de junho, no Catar, com a seleção representante da Ásia enfrentando o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas, e o representante da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) contra o da Oceania.
A Fifa informou ainda que seleções de uma mesma confederação serão separadas dentro de cada cada um dos oito grupos, com exceção da Uefa, que é representada por 13 times. Desta forma, cinco das oito chaves terão duas equipes europeias.
A Copa do Mundo acontecerá de 21 de novembro a 18 de dezembro.
Confira o atual top-10 seleções da Fifa (que poderá sofrer modificações até o dia 31 de março)