Pré-candidato conversou, em Hamburgo, sobre o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Em Berlim, ele se reuniu com líderes parlamentares alemães na sede do parlamento nacional.
O pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos), em viagem de pré-campanha à Alemanha, encontrou políticos e empresários locais para divulgar seu plano de governo.
A viagem tem sido mostrada pelo pré-candidato em suas contas nas redes sociais. Na segunda-feira (21), Moro postou um vídeo na cidade de Hamburgo. Ele relatou que teve uma reunião com empresários e que conversou com eles sobre o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia.
Aprovado em 2019, depois de anos de negociação, o acordo ainda precisa da ratificação dos parlamentos dos países envolvidos para sair do papel. Segundo Moro, os empresários alemães são favoráveis ao acordo, mas o entrave, hoje, é a má imagem do governo brasileiro com relação à destruição da Amazônia.
“A ideia é abertura. A gente quer abrir o Brasil para o mundo, para inserir o Brasil nas cadeias produtivas. O que a gente coloca é muito simples. É muito fácil resolver esse problema da imagem do Brasil. É uma mudança de discurso e o combate ao desmatamento ilegal”, afirmou Moro em vídeo nas suas redes sociais.
“A gente defendeu a nossa agropecuária. Ela não tem nada a ver com desmatamento na Amazônia. Eu assumi o compromisso. A gente tem que resolver essa vulnerabilidade para que a gente possa avançar com esse tratado”, completou o pré-candidato.
Ele informou ainda que, em Hamburgo, visitou um centro de inteligência artificial, projeto de parceria público-privada entre o governo local, empresários e universidades.
O pré-candidato recebeu uma camisa de um pequeno time de futebol local, o TSV Wabern, com o número 12, considerado uma homenagem aos torcedores (uma referência ao 12º jogador do time).
Depois, Moro viajou para Berlim, a capital alemã. O pré-candidato relatou que foi ao Bundestag, o parlamento alemão, onde se encontrou com líderes parlamentares.