Maceió

Semarh estende aviso meteorológico e Defesa Civil alerta para riscos de desastres

O aviso meteorológico da sala de alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que prevê pancadas de chuva nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, foi estendido até esta quinta-feira (24).

Dados da Defesa Civil Municipal apontam que em 48h já choveu aproximadamente 200 milímetros e que os bairros do Antares, Cidade Universitária, Benedito Bentes e Chã da Jaqueira foram os que registraram maior quantidade de chuva na capital.

Os órgãos chamam atenção para risco de desabamento em áreas de encosta; de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e para o risco de transbordamento de pequenos rios e riachos.

Em Maceió, já foram registrados desastres em decorrência das chuvas, como o que vitimou uma criança de 9 anos, no bairro Ouro Preto, parte alta da cidade. A Defesa Civil demoliu a residência atingida para conter os riscos e recomendou a desocupação de mais cinco casas na região.

Outro desabamento foi registrado na Grota do Pau D’arco, no Jacintinho, onde parte de uma barreira que já havia desabado e uma casa apresentaram risco iminente de cair.

No Jardim Petrópolis, na parte alta de Maceió, uma residência também apresentava risco e os moradores foram retirados. Na Grota do Aterro, no Barro Duro, um desabamento de residência também foi registrado, mas não houve registro de feridos.

O alto volume de chuvas têm causado transtornos a população e preocupado moradores de áreas de risco. Este vídeo, enviado ao Alagoas 24horas, mostra a força da água na Grota do Rafael, situada no Jacintinho.