O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma das opções de acesso ao ensino superior que usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes podem manifestar interesse nas bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais (100%) em instituições de ensino superior particulares.
O resultado da segunda chamada do primeiro semestre desse ano foi divulgado no último dia 21. Desde então, os estudantes pré-selecionados têm até o dia 29 de março para comprovar informações como renda familiar e comprovante de conclusão do ensino médio, prestadas no ato da inscrição.
Interessada em uma bolsa de estudo integral no curso de Fisioterapia, a estudante Vanessa Lima, 25, que esperava ansiosa pela divulgação do resultado, não foi contemplada na primeira chamada mas não desistiu e agora aguarda a divulgação da lista de espera.
“Eu me preparei muito para o Enem pois eu sabia da chance de conseguir uma bolsa por algum programa de governo. Com as minhas notas, acredito que eu consiga alcançar o meu objetivo que é me formar na graduação dos meus sonhos com o benefício do programa”, afirma a jovem. Para a estudante que não tem condições de pagar por um curso particular, o auxílio do Prouni, do Fies ou do Sisu é fundamental.
Para aqueles que não foram contemplados na primeira chamada, assim como Vanessa, mas ainda desejam pleitear uma vaga através do Prouni, entre os dias 4 e 5 de abril poderão manifestar interesse em continuar disputando as bolsas de estudo através da lista de espera. Veja abaixo os critérios para participar da lista:
Lista de espera para a 1ª opção de curso para quem foi:
Lista de espera para a 2ª opção de curso para quem foi:
Cronograma do Prouni