Interior

Prefeitura de Maragogi decreta situação de calamidade pública, após chuvas

Maragogi News

Veículo fica preso em buraco após chuvas

A prefeitura de Maragogi, decretou situação de calamidade pública em toda zona ruaral do município. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, 28, no Diário Oficial dos Municípios.

O decreto, assinado pelo prefeito Fernando Sérgio Lira (PP), acontece após as fortes chuvas que afetaram a região durante o final de semana, inclusiva com deslizamentos e inundações, o que vem causando enorme prejuízo à população.

“Considerando os danos causados pelas chuvas, inclusive o deslizamento de encostas e a iminência de desabamento de residências, gerando a necessidade de salvaguardar a incolumidade de famílias, especialmente os residentes na zona rural.”, diz trecho da publicação.

O decreto pede ainda que todos os órgãos municipais sintam-se convocados a agir de forma conjunta e em período integral, para ações rápidas em resposta ao desastre. Como, em caso de necessidade, adentrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação imediata; e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

As aulas nas escolas que ficam na zona rural, bem como os serviços de saúde da região, ficam suspensas até a normalização da situação.

Institutos de meteorologia divulgaram que as chuvas que caíram na última semana excederam os 200 milímetros, sendo considerado um dado alarmante.

Esta manhã, um táxi ficou preso em uma cratera, que se formou no Povoado Barra Grande. O veículo só foi retirado do local com a ajuda de guincho.

Reprodução

Decreto de calamidade em Maragogi