Uma análise recente sobre o tráfego estrangeiro no site da Imovirtual revelou que os brasileiros são a maior população estrangeira a pesquisar propriedades em Portugal. O Brasil representou quase um quinto do total de tráfego estrangeiro no site, registrado em 19,5%, seguido de perto pelos franceses, com 15,7%, e em terceiro pelos suíços, que representaram 10,9% do total de tráfego estrangeiro. Relatos anteriores sobre o uso brasileiro do site indicaram que a maior demografia de brasileiros usuários do site se encontrava na faixa etária de 25 a 34 anos com predileção por apartamentos ao invés de casas, ou seja, um indicativo de jovens profissionais que procuram se mudar para o país em busca de oportunidades profissionais.
Dos brasileiros que visitaram o site, aqueles visualizaram propriedades se mostraram interessados principalmente nas três maiores cidades de Portugal, Lisboa, Porto e Braga. A segunda cidade do país foi a que mais captou o interesse, com 23,3% dos visitantes brasileiros pesquisaram casas no Porto, seguidos de 20,3% para casas em Lisboa e 20% para casas disponíveis em Braga. A popularidade dessas cidades é esperada, pois a maior demografia é a de jovens profissionais, a maior parte do tráfego estrangeiro do Brasil vem de quem não procura um lugar para relaxar e se aposentar, mas sim para trabalhar. Apartamentos, no entanto, e não casas, foram o tipo de propriedade mais popular entre os brasileiros.
Em setembro de 2021, um relatório indicou que a demanda por aluguel de casas havia crescido 49,1% e a demanda por apartamentos para alugar cresceu 36,2%. Há uma grande comunidade brasileira já instalada em Lisboa, com algumas estimativas de quase 190.000 (ou até mais de 200.000 segundo o Itamarty), tornando-a de longe a maior comunidade de imigrantes em Portugal. A popularidade de Lisboa é esperada, como a cidade mais populosa e bem conectada do país, continua a atrair cidadãos falantes de português como resultado de suas conexões com a Europa e altos salários. Lisboa, entretanto, é a região mais cara para alugar um apartamento no país, com um aluguel médio de € 1308, conforme cotado em janeiro de 2022. Embora isso possa ser bastante caro em relação a outras regiões de Portugal, como o Porto, onde o aluguel é muito mais acessível em € 1035, é uma pechincha quando comparado aos seus vizinhos do norte da Europa. O aluguel de Lisboa é muito mais acessível do que as outras capitais como Londres, onde o aluguel é 137% mais caro, ou Paris, onde o aluguel é 59% mais caro.