Vídeos que circulam nas Redes Sociais mostram uma confusão envolvendo um policial militar e agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), após o PM ser abordado por irregularidades nos vidros do veículo, nas imediações do corredor Vera Arruda, na orla de Jatiúca, na Capital alagoana.
O homem tem um adesivo do ex-presidente Lula preso em um dos vidros do carro e alega que os agentes o abordaram “em uma nítida ação ideológica”, afimou em um trecho do vídeo.
De acordo com a SMTT, porém, a ação dos agentes se deu com base no Código de Trânsito Brasileiro, que regulamenta que conduzir o veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas, painéis decorativos ou pinturas é uma infração grave, no inciso XVI, do artigo 230.
Em outra parte do vídeo, em tom alterado, o PM filma os agentes, cita o nome deles e pede o documento de volta. Os agentes dizem que estão realizando o procedimento padrão e que ele precisa esperar. O homem retruca: “Qual o procedimento que vocês estão fazendo? Que vocês não estão fazendo nada.”
Nas redes sociais, internautas, de uma lado, defendem a posição dos agentes, de outro, dizem que a abordagem foi injusta.
Em nota, a SMTT informou ainda que, em casos de infrações como esta, a medida é a retenção do veículo, mas que de qualquer forma, a conduta dos agentes será apurada.
Confira a nota na íntegra:
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a abordagem do veículo foi realizada com base no Código de Trânsito Brasileiro que regulamenta que conduzir o veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas é uma infração grave. A medida administrativa é a retenção do veículo para regularização.
Ainda assim, a conduta dos agentes será devidamente apurada.