Ações culturais, formativas e inclusivas marcam esta edição
O já tradicional evento que é realizado na Orla Lagunar de Maceió, em volta do “Monumento ao Milênio”, no bairro Vergel do Lago – aberto ao público, acontece no dia 03 de abril, com início às 14h. Essa edição tem como ideia a retomada de um público presencial maior, devido à flexibilização das medidas de segurança contra a Covid-19, impulsionada pela vacinação.
Esta 29ª edição do “Mundaú Lagoa Aberta”, que é promovida pelo Movimento dos Povos da Lagoas, foi contemplada com o incentivo financeiro da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural de apoio à cultura. O Movimento dos Povos das Lagoas tem forte atuação na zona sul de Maceió e em cidades do entorno das lagoas Mundaú e Manguaba e é composto por diversos coletivos, organizações, instituições e lideranças de base comunitária da região.
O Mundaú Lagoa Aberta é conhecido por ser um evento plural, por trazer uma programação que dialoga com diversas vertentes das comunidades de uma forma geral, mas também por trazer temáticas variadas que levam ao questionamento sobre o momento atual em que estamos inseridos, seja no cenário local ou nacional.
Essa retomada é um momento de respirar na comunidade, do grupo de trabalho técnico, composto pelas instituições Quintal Cultural, Projeto Erê e IDEAL, assim como os coletivos Nois Q Faz e Aqui Fora que, junto com Keka Rabelo Produções, vão sentar para organizar a agenda já das próximas edições do Mundaú Lagoa Aberta. Sendo assim, é um momento de retomada ao formato original, que é de fechar a rua para a realização do evento, uma produção que ocupa aquele espaço da beira da lagoa. “Para nós como produtores, estar de novo na comunidade com nosso formato nos faz muito bem e já podemos falar que outras produções e edições desse evento já estão encaminhadas e já estamos articulando com os produtores locais para isso”, explica a produtora cultural Keka Rabelo.
O evento conta ainda com a parceria do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (IDEAL), que está responsável pela articulação institucional e por parte da estruturação no que diz respeito às necessidades do evento. O Instituto tem como foco promover melhorias duradouras na vida da população, aliando a preservação cultural, ambiental e patrimonial, assim como o desenvolvimento socioeconômico das comunidades.
“Esse é um evento de ocupação do espaço público numa região estigmatizada da cidade, portanto é um evento que busca “abrir” essa região para a cidade como um todo, construindo uma nova perspectiva de relação dos moradores com o lugar e da cidade com o lugar. É uma proposta tanto de desconstrução do olhar como de construção de um novo olhar, de estabelecimento de novas perspectivas na e para a beira da lagoa e que busca fortalecer(se) a partir da comunidade – uma construção coletiva”, destaca Isadora Padilha, presidente do IDEAL.
Além de parceiro e atração dessa 29ª edição, Marcos Vinícius, do Projeto Erê, conta como vê esse retorno do Mundaú Lagoa Aberta: “o retorno das atividades do Mundaú Lagoa Aberta após dois anos sem ocorrer de forma presencial vem com muitas esperanças e expectativas de como agir nessa nova realidade pós covid, mas não tão pós. Esperança que consigamos fazer com regularidade e cada vez melhor a atividade. Nessa 29ª edição, esperamos voltar a divulgar a cultura produzida na zona sul e trazer as crianças e jovens do entorno para apreciar o produzido na região, criando possibilidades diferentes para todos”, destaca Marcos.
A programação passeia por diversos segmentos da cultura, com ações lúdicas, formativas e também festivas.
Confira a programação:
Início às 14h
1. Capoeira Engenho Velho
2. Boi Pacato Rei
3. Oficina de Artesanato e Reciclados com Celina Andrea
4. Oficina de acessibilidade – Barbara Lustoza
5. Vivência da CUFA/AL
6. Escola Nosso Lar com Biblioteca Móvel, Miss Periferia Lagunar e Degustação de Sururu
7. Show com Projeto Erê e Banda Arteiro e Hip-hop
Serviço
O que: 29° Mundaú Lagoa Aberta
Onde: Orla Lagunar, Vergel do Lago, Monumento ao Milênio
Quando: 03 de abril
Hora: 14h