O desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, tomou posse, na tarde deste sábado, 02, como governador interino de Alagoas.
Diante de diversas autoridades, o novo governador discursou, ressaltando o respeito aos demais poderes e alegando que governará seguindo os passos de Renan Filho, que renunciou para disputar uma vaga no Senado Federal.
“Este é um momento histórico na carreira de um magistrado. Nunca pensei, nem em sonho, governar ao menos por um dia. Deus tem me concedido surpresas maravilhosas. Quero dizer que assumo o compromisso e seguirei com a mesma ética e com o mesmo norte que seguiu o governador Renan Filho. Faço consignar provérbio ‘Em time que está ganhando não se mexe’. O governador deixou a máquina pronta. É só fazer funcionar e farei isso com ética”, disse.
Durante a solenidade, Klever Loureiro destacou ainda que governará sendo fiel ao que manda à Constituição Federal. “Farei com a responsabilidade que o cargo exige. Sempre com a simplicidade, sem perder a liturgia do cargo, respeitando os demais poderes. Alagoas é o exemplo de pura democracia e dos princípios democráticos. Manterei o mesmo caminho que Renan Filho durante minha estada e serei fiel ao que prevê à Constituição. Espero que possamos fazer junto com os demais poderes uma governança a altura que Alagoas precisa”, finalizou o novo governador.
Loureiro ficará no cargo por 30 dias até que a Assembleia Legislativa realize uma eleição suplementar para a escolha do novo governador, que comandará o Estado até 1º de janeiro de 2023, data da posse novo governador eleito.
Desde a saída de Luciano Barbosa, em 2020, para disputar a cadeira de Prefeito de Arapiraca, Alagoas está sem vice-governador. Com isso, comando deveria ficar com presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB). No entanto, o deputado estadual tentará em outubro deste ano a reeleição ao cargo. Assim sendo, Klever Loureiro assume o cargo até os 27 deputados estaduais realizarem nova eleição indireta para escolha do novo chefe do Executivo Estadual.
TJ/AL – Durante o período em que Klever Loureiro assume o governo de Alagoas, a presidência do Tribunal de Justiça fica a cargo do desembargador José Carlos Malta Marques.