Futebol

Conmebol deve adiar estreia do Flamengo na Libertadores no Peru; duelo pode ser ainda esta semana

A estreia do Flamengo na Conmebol Libertadores marcada para esta terça-feira (5), às 21h30, contra o Sporting Cristal, no Peru, deve ser adiada. Segundou apurou a ESPN, a entidade máxima do futebol sul-americano irá atender o pedido do governo peruano para remarcar a partida.

Pelo que pôde saber a reportagem, o jogo que marca o pontapé inicial de peruanos e brasileiros no torneio continental pode acontecer ainda nesta semana para não complicar o calendário dos clubes.

Tanto no Brasil, quanto no Peru, há limitações de datas para conseguir encaixar o duelo caso ele não seja realizado ainda nesta semana.

Entenda o cenário

Em pronunciamento na última segunda-feira (4), o presidente Pedro Castillo decretou estado de emergência em Lima, local da partida, e Callao por conta da onda de protestos contra a alta do preço dos combustíveis e fertilizantes.

“O Conselho de Ministros aprovou a declaração de imobilidade cidadã (toque de recolher) das 2 da manhã (pelo horário local) às 11h59 da noite de terça-feira, 5 de abril, para proteger os direitos fundamentais de todas as pessoas, o que não impedirá a prestação de serviços essenciais para todos. peruanos”, disse Castillo.

O ministro da Justiça também se manifestou e foi enfático em relação ao confronto de estreia entre peruanos e brasileiros na competição continental: a partida no Estádio Nacional teria de ser adiada.

“Vai ter que ser remarcada. Não esqueçamos que em medidas excepcionais existem ações extraordinárias que devem ser adotadas. Um jogo de futebol não pode ter precedência sobre a tranquilidade do país”, afirmou o ministro.

Por conta do toque de recolher, somente serviços considerados essenciais são tratados como exceção. São eles: profissionais das áreas de saúde, distribuição de água, saneamento, eletricidade, gás, combustível, telecomunicações e atividades correlatas, limpeza e coleta de resíduos sólidos, serviços funerários, transporte de cargas e mercadorias.