A advogada Andresa Alves Pedrosa de Araújo Silva tomou posse como diretora do Conselho Executivo de Regulação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) nesta segunda-feira, 4 de abril, em solenidade realizada na sede da agência.
Graduada em Direito pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco Doutor Raimundo Marinho de Penedo/Alagoas; e pedagoga, formada pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL); de São Paulo. A nova diretora é especialista em direito previdenciário pela Faculdade Legale, também de São Paulo.
Com a nomeação da diretora no último sábado (2), no Diário Oficial do Estado, a Arsal passa a integrar o seleto grupo de agências reguladoras com diretoria 100% feminina. Alagoas é a segunda agência do país a ter sua diretoria composta apenas por mulheres. A primeira foi a do Espírito Santo.
Atualmente, a agência alagoana é presidida por Camilla Ferraz e conta, em sua diretoria executiva, com Eulália Moraes, Patrícia Medeiros e agora foi completada com Andresa Alves.
A força feminina da regulação alagoana merece destaque se considerarmos os números nacionais. Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), das 87 agências reguladoras existentes no País, apenas 13 são comandadas por mulheres. Em todo o país, somente cinco agências estaduais e sete municipais ou intermunicipais têm mulheres como presidentes.
A nomeação de Andresa Pedrosa foi saudada pela presidente da agência, bem como pelas demais componentes do colegiado. “A nova diretora chega para fortalecer as atividades da Arsal e, em consequência, assegurar a qualidade dos serviços regulados em Alagoas”, avaliou a presidente Camila Ferraz.