Maceió

Vândalo ateia fogo e destrói coletor de recicláveis na Ponta Verde

Outro equipamento foi danificado na Gruta de Lourdes

Sudes

Sudes

Dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) foram alvos de vândalos, esta semana, nos bairros de Gruta de Lourdes e Ponta Verde, em Maceió.

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informou que os PEVs ficam instalados estrategicamente em diversos bairros para falicitar o processo de reciclagem. No entanto, dois deles foram danificados na segunda-feira, 05, e nesta terça-feira, 06.

De acordo com a Sudes, o equipamento que fica no Mirante da Gruta teve a porta arrancada e os resíduos que estavam dentro foram arrastados para fora, causando sujeira na área, além do prejuízo financeiro. Já na Praça do Skate, na Ponta Verde, o suspeito ateou fogo, destruindo e incapacitando-o de ser utilizado para seu propósito. Aliás, não é a primeira vez que esse PEV sofre dano. Em 2019, o equipamento também foi queimado por populares. A substituição ou conserto de um ponto ultrapassa R$ 3.500, que poderiam ser investidos em melhorias para a limpeza urbana na cidade.

Para Virgínia Lucena, coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis da Sudes, a prática é de grande irresponsabilidade, sendo prejudicial para o processo de reciclagem.

“Nós instalamos os PEVs para que o cidadão pudesse dar o destino correto ao seu reciclável, evitando que ele seja descartado nas ruas, praças e vá parar em córregos e até no mar. Deveria ser um equipamento que recebe cuidados da população, mas é frequente o vandalismo. Inclusive, já tivemos que realocar alguns de local por esse motivo”, disse.