A Educação gera impacto também na Segurança Pública, e é dentro dessa primícia que na manhã desta quarta-feira (06), a Polícia Militar de Alagoas, por meio do 3° Batalhão, realizou a inauguração do prédio do projeto Pelotão Mirim, em Arapiraca, que tem por finalidade atender crianças na faixa etária entre 10 e 12 anos, ensinando noções de cidadania, palestras contra o uso de drogas, higiene e saúde, além de reforço escolar nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês.
O evento foi promovido pelo Tenente-coronel Luciano Felizardo dos Santos, comandante do 3° BPM, onde é sediado o prédio do Pelotão Mirim. A solenidade contou com a presença do Comandante-Geral da PM, Coronel Wellington Bittencourt, que também já foi Comandante do 3° BPM e ajudou na história e fundação do Pelotão Mirim e aproveitou o momento para reiterar a importância do projeto para a sociedade.
“Muito me orgulha ter trabalhado ativamente no Pelotão Mirim. Nós já colhemos diversos frutos ao longo desses 12 anos de projeto e vamos continuar trabalhando para ter ainda mais resultados. Essas crianças que passam por aqui tem as suas vidas mudadas. A educação e a disciplina é força motriz em suas vidas, impulsionando para que elas atinjam os seus objetivos”, disse o Comandante Geral.
Também participaram do evento o Comandante do Policiamento do Interior, Coronel Marlon Araújo, o Coronel da Reserva Remunerada João Marinho, e dos representantes da Mineradora Vale Verde, Tony Lima, Gerente Geral de Operação e do Mário Lima, Coordenador de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação.
A Mineradora Vale Verde foi uma parceira da Polícia Militar na construção das salas do Pelotão Mirim.
Sobre o Projeto Pelotão Mirim
O 3° Batalhão em parceria com as prefeituras municipais de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Craíbas e Feira Grande, levando em conta a necessidade de aproximar a população da instituição militar, desenvolveu o Projeto Pelotão Mirim, que tem como objetivo atender crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 13 anos, provenientes de famílias de baixa renda e em circunstâncias de especiais necessidades para o seu bem-estar social, integrando-os no contexto social comunitário, prevenindo que venham a se envolver em ações delinquentes e ajudando a torná-las futuros cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres.
As crianças, fardadas, aprendem lições sobre comportamentos saudáveis, noções de segurança, higiene e saúde, relações interpessoais, prevenção de incêndio, prevenção e resistência às drogas, prevenção ao assédio de gangues e aulas de educação física, ordem unida, cidadania, ética, civismo, trânsito, meio ambiente, Libras, natação e judô, entre outras disciplinas, além de participações em eventos.
O Pelotão Mirim teve início no dia 5 de abril de 2010 e já formou mais de 700 crianças.
Em 2019, devido a uma necessidade de estrutura física robusta para execução das atividades do Projeto Pelotão Mirim, foi firmada uma parceria com a Mineração Vale Verde, a MVV, em 4 de abril de 2019, que se consolidou em julho de 2020, havendo as duas instituições formalizado um termo documental para parcerias futuras, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU).
Dessa parceria inédita com a MVV, o resultado hoje é a entrega desse novo prédio do Pelotão Mirim.