Rede Acolhe encaminhou quatro pessoas para tratamento em comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Acolhimento de Arapiraca, realizou, nesta terça-feira (5), uma busca ativa noturna por dependentes químicos na cidade de Penedo. A ação foi promovida em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e contou com o apoio da Polícia Militar.
As equipes técnicas percorreram diversos pontos estratégicos do município, escutando as demandas da população em situação de rua e disponibilizando os serviços ofertados pelos órgãos atuantes. A ação resultou no acolhimento de quatro dependentes químicos que foram encaminhados para tratamento em uma das 29 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo de Alagoas.
Segundo o coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, os dependentes químicos que vivem em situação de maior vulnerabilidade social encontram-se, na maioria das vezes, em uma condição psicoemocional que dificulta a busca por ajuda e a ida voluntária ao Centro de Acolhimento.
“Por isso a Rede Acolhe realiza periodicamente ações como esta. Nós vamos aos territórios mais propícios a reunir pessoas dependentes de álcool e outras drogas e lá fazemos as intervenções necessárias e ofertamos o tratamento em alguma comunidade acolhedora”, explica.
Formadas por psicólogos e assistentes sociais, as equipes técnicas da Rede Acolhe são responsáveis por realizar a busca ativa por dependentes químicos e também as visitas domiciliares. Quem tiver interesse em receber uma visita das equipes técnicas, basta ligar para o número 0800.280.9390.