Coronavírus

Corujão da Saúde: Município ganha mais três unidades com horário estendido

As novas unidades contemplam os bairros do Barro Duro, Santa Amélia e Tabuleiro do Martins

Buscando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Prefeitura de Maceió ampliou, nesta semana, o horário de funcionamento de mais três Unidades de Saúde. A Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy (Barro Duro), Unidade de Saúde da Família (USF) João Sampaio (Conjunto João Sampaio I) e a Unidade de Referência em Saúde (URS) Walter Moura Lima (Santa Amélia) passam agora a integrar o Corujão da Saúde. Com esses novos locais, Maceió passa a contar com 19 unidades funcionando em horário estendido.

Gabriel Moreira - Secom/Maceió

Maceió já conta com 19 unidades com o Corujão da Saúde.

Além de seu funcionamento normal durante o dia, as três unidades passam a oferecer serviços no período noturno, das 17h às 21h. Com o novo horário de funcionamento, o município facilita o acesso aos atendimentos de saúde de quem não consegue se dirigir aos postos durante o dia.

Nessas unidades são oferecidos serviços como consulta médica, atendimento odontológico, pré-natal, citologia, testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez, vacinação, curativos, aferição de pressão arterial e glicemia, dispensação de medicamentos e insumos e programas da Atenção Básica, como Saúde do Idoso, Saúde do Homem, Tuberculose, entre outros.

De acordo com a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, a constante ampliação desses serviços traz grandes benefícios para a população. “A iniciativa é um sucesso em Maceió que conta hoje com 19 unidades em horário estendido, contemplando todos os Distritos Sanitários e diversos bairros de Maceió. O Corujão da Saúde leva mais saúde para a população maceioense, principalmente facilitando o acesso daquelas pessoas que não podem ir até as unidades durante o dia”, destaca.

Acesso aos atendimentos

Todos os usuários que buscam a unidade, das 17h às 21h, serão atendidos no mesmo dia. Caso não tenham vagas para aquele dia, é feito um pré agendamento para o dia seguinte, de modo que ninguém fique sem atendimento. Não é necessário ir ao local durante o dia, já que a marcação só é feita no próprio horário estendido.

Os serviços de agendamento de consultas especializadas e exames complementares serão direcionados para o atendimento durante o dia, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço. A princípio os atendimentos ocorrerão pela busca por demanda espontânea ao serviço, de acordo com a necessidade da população.

Diariamente, são disponibilizadas 16 vagas para consultas médicas e de enfermagem em cada clínica que funciona com esse modelo.

As 19 Unidades de Saúde que funcionam com o Corujão da Saúde são:

1) URS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);

2) UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);

3) URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

4) UBS José Tenório (Serraria);

5) USF Durval Cortez (Prado);

6) URS Pitanguinha;

7) UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);

8) UBS Antônio de Pádua (Jardim Petrópolis);

9) UBS Jardim São Francisco (Brejal);

10) UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);

11) UBS Felício Napoleão (Jacintinho);

12) UBS UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);

13) USF João Sampaio (Conjunto João Sampaio I);

14) UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);

15) UBS Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos);

16) UBS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);

17) USF Dr. Jorge David Nasser (Ipioca);

18) USF Vanderli Maria de Andrade (Santa Lúcia);

19) UBS Aliomar Lins (Benedito Bentes).

Recentes