Interior

Vídeo: Casas correm risco de desabar após deslizamento de terra; moradores denunciam descaso

Cortesia ao Alagoas 24horas

Cortesia ao Alagoas 24horas

Um deslizamento de terra que ocorreu há cerca de 10 dias continua tirando o sossego de uma família inteira que mora próximo a uma encosta em Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas. Eles temem que os imóveis desabem e cobram medidas do município.

De acordo com uma das moradoras do local, Maria Valéria da Silva, a barreira caiu em cima de três residências da Rua 10, no Centro da cidade, e desde então a estrutura das casas está comprometida, cheia de lama e com esgoto escorrendo direto nas casas.

Os imóveis são de pessoas da mesma família – mãe, filha e sobrinha – que relatam estar passando por dificuldades desde o ocorrido. “Minha mãe é acamada, não consegue andar direito e está morando em uma casa que pode desabar”, disse Maria Valéria.

A família alega ainda que a Defesa Civil já declarou que os imóveis precisam ser desocupados, mas que a Prefeitura não se mobilizou para viabilizar a retirada e prestar a assistência necessária.

“A Defesa Civil esteve lá e disse que todo mundo precisa sair, mas a assistência social da Prefeitura diz que não pode fazer nada e o tempo está passando. Eu consegui vir para outro lugar, mas estou tirando de onde não tenho. Já tentei trazer minha mãe, mas é muito pequeno e ela não quer ficar aqui. Elas vão sair e vão para onde? Não recebemos aluguel social e não temos condições de pagar por outra casa”, explicou.

Em imagens enviadas ao Alagoas 24horas é possível ver as condições do local. Veja vídeo:

Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que após o deslizamento a Defesa Civil foi até o local, instalou lonas para prevenir deslizamentos e que a Secretaria de Assistência Social também foi acionada. Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Paripueira informa logo após o deslizamento a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – CONDEC fez a instalação de lonas nas áreas de risco para prevenir deslizamentos.

Também foi feito o monitoramento das casas que ficam em área de encosta e, através da Secretaria de Assistência Social, o convite para que os moradores, inclusive das casas que não tem risco de desabamento, fossem inclusos no aluguel social.

Os moradores se recusaram a inclusão no aluguel social, pois não querem deixar suas casas.

A Secretaria de Infraestrutura realizou vários serviços na região, como abertura de passagem, muro de casa, limpeza, instalação de refletores… E vai também implantar galerias de aguas pluviais que vão permitir o escoamento correto da água da chuva, evitando novos deslizamentos.

A Prefeitura de Paripueira reforça que está trabalhando para garantir o bem-estar e a segurança da população.

Informa ainda que as famílias que moram em área de encosta, que tenham laudo da Defesa Civil e queiram ser inclusas no aluguel social, devem procurar a Secretaria de Assistência Social.