Moradores do bairro do Riacho Doce bloquearam um trecho da AL 101 Norte, na manhã desta terça (12) para protestar contra a falta de água que atinge a região há 15 dias. Os manifestantes provocaram uma queima de entulhos na pista para bloquear grande parte da via, o que causa um conestionamento intenso de veículos que tentam atravessar o trecho.
De acordo com um dos moradores do bairro, que participa da manifestação, a liberação da pista só deve acontecer quando houver uma resposta completa ou uma decisão por parte dos responsáveis pela falta de água na região. “A conta está chegando, a BRK joga para a Casal, a Casal joga para a BRK e cadê? (…) não tem água e água é uma utilidade pública”, justificou.
O Centro de Gerenciamentos de Crises da Polícia Militar e bombeiros foram acionados para adotar os procedimentos necessários. As autoridades tentam, nesse momento, conversar com os manifestantes para que as vias sejam desobstruídas e o trânsito volte fluir de forma normal no local.
À equipe de reportagem do Alagoas 24 Horas, a BRK Ambiental se posicionou através de nota alegando que ligações clandestinas e poços particulares prejudicavam o abastecimento de água na região. Veja a nota na íntegra:
A BRK informa que Riacho Doce é abastecido por poços da Casal e a região em questão possui uma série de ligações clandestinas, além de poços particulares, que impactam consideravelmente o fornecimento de água no local. A empresa já acionou a Casal para verificar os poços legais que atendem a região e equipes da BRK já foram mobilizadas para investigar as causas do desabastecimento.
A BRK reforça ainda que ocorreram paralisações emergenciais recentes no sistema de Riacho Doce, sendo a última nesse domingo, quando a estrutura operada pela Casal apresentou falha operacional. As equipes de campo da Casal atuaram para os devidos reparos necessários e o equipamento foi restabelecido no mesmo dia. De todo modo, a BRK acompanha a retomada do abastecimento, cuja normalização se dá de forma gradativa, na medida que o sistema se recupere e as redes sejam pressurizadas.
Casal:
Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica na estação de elevação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), localizada no bairro de Riacho Doce, a Equatorial Alagoas informa que ao receber o chamado às 10h29 desta terça-feira (12), equipes técnicas foram encaminhadas até o local e permanecem realizando os reparos necessários na rede elétrica para reestabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível, no período da tarde.