Wilker Lima de Souza Brito poderá cursar Arquitetura e Urbanismo na UNILA, situada em Foz do Iguaçu, no Paraná
O Povo Indígena Katokinn, natural de Pariconha, no Sertão de Alagoas, conta agora com um de seus membros aprovado para cursar Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA). Trata-se do estudante Wilker Lima de Souza Brito, de 17 anos, que juntamente com a família, celebra a aprovação para fazer um curso superior em uma instituição de caráter internacional.
Wilker participou de um processo seletivo exclusivo para indígenas de várias nacionalidades sul-americanas, entre eles representantes da Colômbia e da Venezuela, além de outros povos indígenas brasileiros.
Segundo a mãe dele, Elke Lidiane, o rapaz terminou o Ensino Médio em 2021, na Escola Estadual Delmiro Gouveia, e dividia o tempo entre os estudos e um estágio em uma agência bancária da cidade de Delmiro Gouveia, onde a família mora. “Além disso, foi um ano muito difícil por conta da pandemia”, ressaltou.
O ingresso na UNILA se deu, principalmente, com base nas notas obtidas na escola. A universidade fica em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Sobre a UNILA
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um projeto único na história do ensino superior na América Latina. A sua vocação é a de contribuir para o desenvolvimento e a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais.
É uma universidade aberta para a América Latina e Caribe: alunos e professores são selecionados e recrutados nos vários países latino-americanos e caribenhos, buscando uma proporção de metade de alunos não brasileiros e a outra metade formada por brasileiros.
É uma universidade pública ligada à rede de universidades federais brasileiras. Entretanto, embora esteja localizada dentro de um país, tem como horizonte o compartilhamento de conhecimentos em todos os campos do saber e entre os países do continente.
A escolha da cidade de Foz do Iguaçu como local da instalação da UNILA insere-se no contexto da Região Trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai e será um importante laboratório intercultural e multiétnico.
A UNILA tem a particularidade de ser uma universidade bilíngue, onde os idiomas português e espanhol integram o seu cotidiano. O objetivo é transformar o bilinguismo numa ferramenta-chave para a integração cultural e intelectual da comunidade acadêmica.
A Universidade foi pensada como uma instituição que possa, no âmbito da sua missão, refletir sobre questões tanto regionais quanto universais, visando contribuir para a solução dos desafios das sociedades latino-americanas.
Para tanto, oferece cursos e desenvolve pesquisas em áreas de interesse mútuo dos países latino-americanos, com ênfase nos recursos naturais, estudos sociais e linguísticos, relações internacionais e áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a integração regional.