Em pleno Dia Internacional da Educação, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB), exonerou, nesta quinta-feira (28), o secretário Municipal de Educação, Elder Maia. A decisão de JHC foi publicada através do Diário Oficial do Município (DOM). Maia foi o primeiro gestor da Semed durante a gestão de Caldas.
Maia e o prefeito João Henrique Caldas vinham, constantemente, sendo alvos de críticas por parte dos vereadores que compõem a Câmara Municipal de Maceió (CMM) desde o início de sua gestão a frente da pasta.
Entre os principais pontos que geraram críticas dos parlamentares estiveram as deficiências estruturais das unidades de ensino da Rede Municipal de Educação.
A gestão de Caldas tem sido pressionada pelos professores municipais, que pedem o pagamento do rateio dos precatórios do Fundef. A quantia já ultrapassou a casa dos R$ 180 milhões.
VEREADORES REPERCUTEM SAÍDA DE ELDER MAIA
Em contato com a reportagem do Alagoas 24 Horas, o vereador Leonardo Dias (PL) criticou o trabalho realizado por João Henrique Caldas na Educação.
“A esperança que temos é de que tenhamos um secretário que realmente trabalhe. A administração JHC teve um ano e quatro meses e foi incapaz de preparar as escolas municipais para receber os alunos. Eu acompanhei muitas unidades em que faltam insumos básicos para poderem funcionar. Muitas sem estrutura e sem professores, principalmente para os alunos especiais. Espero que o Rogério Lima faça um trabalho melhor do que o que foi feito pelo Elder Maia”, declarou Dias.
A vereadora Teca Nelma (PSD) também foi procurada pela reportagem e declarou que espera que o trabalho desempenhado pelo novo secretário vise passar uma melhora na Educação do Município.
“Essas mudanças de secretariado são normais durante o mandato. Decisões unilaterais que partem do princípio que alguma das partes não está satisfeita. Porém, mais importante que falar sobre quem saiu é pensar em quem vai chegar. Espero que o próximo secretário esteja disposto a dialogar, ouvir os trabalhadores da educação e desenvolver uma política digna e efetiva para os estudantes. Eu acredito que a mudança social que precisamos passa por uma educação de qualidade e o novo secretário precisa trabalhar efetivamente para isso. A nossa luta pela educação não pode parar”, disse.
SECRETÁRIO INTERINO
O prefeito João Henrique Caldas designou o secretário-adjunto da Governança da Semed, Rogério Lima, como novo titular interino da pasta. Ele assume o cargo no mesmo dia em que os profissionais da Educação aderiram à paralisação geral dos servidores municipais.