Futebol

Justiça Desportiva nega liminar do Cruzeiro-AL e partida contra CSA acontece segunda (2)

Originalmente partida aconteceria neste domingo (1º), porém CSA pediu a mudança de data alegando possuir muitos jogadores no departamento médico

O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Alagoas (TJD/AL) negou neste domingo, 1º, o pedido liminar feito pelo clube Cruzeiro-AL, que pedia a anulação do adiamento da partida contra o CSA, válida pela Seletiva da Copa do Brasil de 2023. Com isto o confronto entre as equipe deve acontecer nesta segunda-feira (2), no estádio Rei Pelé, em Maceió, às 19h.

Morgana Oliveira / CSA

Cruzeiro-AL vs CSA

A mudança foi solicitada pela diretoria CSA na última quinta-feira (29) à Federação Alagoana de Futebol (FAF), que acatou o pedido, sob justificativa de “indicação de quadro de desgaste físico e lesões no elenco integrante da relação de inscritos do CSA na competição, impossibilitando o número mínimo de atletas a serem relacionados na data original”, explicou a federação.

A federação disse também que levou em conta uma notificação do Sindicato dos Atletas informando sobre a necessidade de que haja um intervalo mínimo de 66 horas de uma partida para outra, o que não aconteceria, já que nesse sábado (30), às 16h, o CSA enfrentou o Sport pela Série B do Campeonato Brasileiro. O time alagoano venceu por 2 a 0.

No dia seguinte o Cruzeiro-AL emitiu nota oficial afirmando não concordar com a mudança de data e que iria tentar reverter a situação:

“O Presidente Executivo do Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca, lamenta e não concorda com o adiamento da partida contra a equipe do CSA que estava marcada pra este Domingo dia 01/05, jogo válido pela seletiva da Copa do Brasil de 2023. Essa decisão da FAF é uma agressão ao futebol do interior do estado, essa mudança repentina de data de jogo favorece apenas à equipe da capital.
O adiamento da partida tem trazido indignação e também preocupação com o desequilíbrio de decisões. Temos jogadores finalizando seu contrato com o clube e podem acabar não atuando nessa nova data.
A solicitação feita pelo CSA de pedido adiamento da partida infringe o Art.18 do Regulamento da Competição, contudo o Departamento Jurídico do Cruzeiro de Arapiraca entrará com pedido de anulação do adiamento no TJD-AL.

Art. 18 – Quaisquer modificações na tabela somente poderão ocorrer se publicadas pelo Departamento de Competições da FAF em um prazo mínimo de 05 (cinco) dias, antes da
data programada para a realização da partida e antes da nova data solicitada, devendo este prazo ser respeitado pelos Clubes que desejarem solicitar alguma modificação.

Motivo:

Ajuste excepcional na tabela, cuja data fora ajustada previamente, em virtude de indicação de quadro de desgaste físico e lesões no elenco integrante da relação de inscritos do CSA na competição, impossibilitando o número mínimo de atletas a ser relacionado na data original.”

Neste sábado (30), o CSA divulgou nota a respeito do estado de saúde de seus atletas:

O diretor do Departamento Médico do CSA, Fábio Lima, trouxe um novo panorama da situação dos atletas que estão no DM. Abaixo, atualizaremos a situação de cada um.

O atacante Clayton continua em recuperação da cirurgia realizada no início da temporada. O zagueiro Anderson Martins, que sentiu uma lesão no jogo contra o América Mineiro pela Copa do Brasil, ainda se encontra em fase de transição, já os atletas Bruno Mota e Wellington entrarão em breve nesse processo para estar à disposição da comissão técnica. O lateral Ernandes sentiu uma lesão na última sessão de treinamento e realizou exames, que constataram uma lesão. Gabriel Tonini e William também sentiram dores musculares e estão em tratamento.

O Cedric, que precisou sair ainda no início da última partida, sofreu uma lesão um pouco mais complexa. Nos últimos dias, diversos exames foram realizados e constataram a lesão no joelho esquerdo do atleta. Será necessário realizar um procedimento cirúrgico. Ainda não há data marcada, pois é necessário a redução do edema. O tempo de recuperação só poderá ser informado após a cirurgia.

Dos que passaram pelo departamento médico nos últimos dias, apenas Giva, que teve um problema no ombro, se recuperou e está liberado para atuar.

Todos, com exceção do atleta Giva, se encontram em tratamento no departamento médico, alguns deles sem uma previsão exata de retorno, pois o tratamento necessita ainda de mais exames e estudos da lesão.

A decisão foi assinada pelo auditor presidente do TJD/AL, Flávio de Albuquerque Moura.

Reprodução

Trecho da Decisão do TJD

Primeira partida

O CSA venceu o primeiro jogo contra o Cruzeiro por 2 a 1, em Arapiraca, e joga pelo empate. Para se classificar, o time celeste precisa vencer por dois ou mais gols de diferença no tempo normal. Se ganhar por um gol, força a decisão dos pênaltis.