Um levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, na noite dessa terça-feira (3), revelou que a maior dos alagoanos ainda está indeciso em relação ao seu voto para governador do estado. A pesquisa foi encomendada pela TV Pajuçara e ouviu 1.510 eleitores em 33 municípios alagoanos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-02627/2022.
INDECISÃO
De acordo com a pesquisa espontânea, cerca de 75% dos entrevistados não souberam responder em quem votariam para chefia do executivo estadual. Somada com os que afirmaram que não votarão em ninguém, 8,5% dos sabatinados, o número ultrapassa os 80%.
Leia também: Impasse jurídico sobre eleição indireta deixa Alagoas sem governador
Além disso, quase 6% alegaram, durante a pesquisa espontânea, que votariam no ex-governador Renan Filho (MDB) para o cargo, fato que não poderá acontecer, uma vez que o emedebista já cumpriu dois mandatos seguidos e é pré-candidato ao Senado Federal.
Entre os atuais pré-candidatos, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) lidera a pesquisa espontânea, seguido do senador Rodrigo Cunha (PSDB) e do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD). O deputado estadual Antonio Albuquerque (Republicanos) e o ex-deputado federal Regis Cavalcante (Cidadania) também pontuaram. (Confira os números abaixo)
No cenário estimulado, Rodrigo Cunha lidera; seguido de Rui Palmeira e de Paulo Dantas. Albuquerque e Regis também pontuaram no levantamento. (Confira os números)
RENAN FILHO SE CONSOLIDA PARA O SENADO
Na pesquisa estimulada para a vaga alagoana no Senado Federal, o ex-governador Renan Filho aparece como favorito, seguido do atual senador Fernando Collor (PTB) e do deputado estadual Davi Filho (PP). O ex-superintendente do Incra/AL, Mário Agro (PSOL) também pontuou. (Confira abaixo)
LULA LIDERA EM ALAGOAS
O ex-presidente Lula (PT) lidera a pesquisa estimulada entre os alagoanos. A vantagem do petista é de quase 30% sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa aponta ainda que a chamada 3ª via não deve decolar entre os eleitores do estado. Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante!) e João Dória (PSDB) somam juntos menos de 10% das intenções de voto.
Vera Lúcia (PSTU), Luciano Bívar (União Brasil), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Simone Tebet (MDB) e José Maria Eymael (Democracia Cristã) aparecem na pesquisa. Juntos, somam menos de 1,5%. (Confira)