Brasil

Polícia faz buscas por presos que fugiram após duas unidades inundarem em SC

Até as 9h40, dos 13 internos que fugiram, sete foram recapturados e seis seguiam sendo procurados.

Complexo penitenciário em Tubarão — Foto: PM/ Divulgação

A Polícia Militar faz buscas nesta sexta-feira (6) pelos detentos que fugiram do Presídio e da Penitenciária de Tubarão, no Sul catarinense, na quinta-feira (5). Treze internos escaparam durante as transferências feitas após as duas unidades inudarem por conta da chuva que atingiu o Estado. Até as 9h40, sete internos foram recapturados e seis seguiam sendo procurados.

As relocações dos 759 internos começaram ainda na madrugada de quinta e seguiram durante todo o dia. A Polícia Penal e as demais forças de segurança da região atuam na procura dos foragidos.

Em Santa Catarina, três mortes foram registradas em decorrência dos temporais provocados por um ciclone que passou no Estado. Até quinta, 119 municípios foram atingidos. Segundo o balanço do governo estadual, 44 mil pessoas foram afetadas.

Além das unidades prisonais, adolescentes que estavam no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) da cidade foram transferidos e levados para São José, na Grande Florianópolis. A unidade que atende menores de idade não chegou a ser alagada, mas fica localizada em uma área de risco para enchentes.

Mortes em SC
José Vieira Lima, de 60 anos, e Nilson da Silva Lima, de 40 anos, foram encontrados mortos pelo Corpo de Bombeiros Militar em São Joaquim, na Serra catarinense, dentro de um rio na tarde de terça-feira (3). As vítimas estavam no interior do município, na localidade conhecida como São Paulo Velho.

Os socorristas foram acionados para resgate e busca dentro de um córrego no interior do município, mas, segundo a Defesa Civil, o volume da chuva subiu o nível do rio e o veículo foi localizado caído com as rodas viradas para cima na região.

Na quarta-feira (4), um homem de 45 foi arrastado pela correnteza e morreu em Urubici, também na Serra. Segundo os bombeiros, a vítima tinha sido vista pela última vez na noite anterior, dentro do carro, sendo arrastada pela forte correnteza.

Balanço divulgado às 17h30 de quinta-feira:

Desalojados: 7.100;
Desabrigados: 518;
Região Sul é a área mais afetada;
Municípios que decretaram Situação de Emergência (SE): Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá, Araranguá, São Joaquim, Lages, Laurentino, Anitápolis e Taió;