Foi eleito, neste domingo, 15, em sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o novo governador e vice-governador tampões de Alagoas. Com 21 votos, a Chapa 8, composta por Paulo Dantas (MDB) e José Wanderley foi a escolhida para assumir o Poder Executivo Estadual até 31 de dezembro, quando se encerraria o mandato do ex-governador Renan Filho.
Após o pleito , Paulo Dantas afirmou que a prioridade é trabalhar por Alagoas. “Nossa prioridade é empossar os novos secretários amanhã e já começar a trabalhar. Muito foi feito com o governador Renan, mas ainda temos trabalho a fazer”, disse.
Está agendada para às 16h, deste domingo, 15, no Museu Palácio Floriano Peixoto, a transmissão do cargo de governador.
Com quórum de 25 deputados, ALE realiza sessão para eleição de governador-tampão
25 dos 27 deputados estaduais votaram nas eleições indiretas, além dos 21 votos para a Chapa 8, foi registrado um voto para a Chapa 2, um para a Chapa 6, um para a Chapa 7 e um voto em branco.
Confira os votos dos deputados:
Marcelo Vitor: Chapa 8
Galba Novais: Chapa 8
Ivan Beltão: Chapa 8
Angela Garrote: Chapa 8
Francisco Tenório: Chapa 8
Paulo Dantas: Chapa 8
Marcos Barbosa: Chapa 8
Bruno Toledo: Chapa 8
Flávia Cavalcante: Chapa 8
Dr. Ronalsa: Chapa 8
Antonio Albuquerque: voto em branco
Breno Albuquerque: Chapa 8
Cabo Bebeto: Chapa 2
Cibele Moura: Chapa 8
Davi Davino Filho: Faltou
Davi Maia: Chapa 6
Gilvan Barros Filho: Chapa 8
Fátima Canuto: Chapa 8
Inácio Loiola: Chapa 8
Jairzinho Lira: Chapa 8
Jó Pereira: Chapa 7
Leo Loureiro: Chapa 8
Olavo Calheiros: Faltou
Ricardo Nézinho: Chapa 8
Ronaldo Medeiros: Chapa 8
Silvio Camelo: Chapa 8
Tarcizo Freire: Chapa 8
Paulo Dantas – Natural de Maceió, Paulo Dantas é produtor rural com formação em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac. Foi prefeito de Batalha por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Ele foi eleito deputado estadual em 2018 e agora assume o cargo de governador de Alagoas.
José Wanderley – Natural de Cacimbinhas, José Wanderley Neto é um médico cardiologista e professor do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Alagoas. Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, foi candidato a prefeito de Maceió em 2004 e vice-governador de Alagoas de 2007 a 2011.
Impasse Jurídico
O pleito foi realizado após uma verdadeira guerra juridica. As eleições indiretas para governador-tampão estavam marcadas para o início deste mês, mas foram suspensas por decisão do Ministro Luiz Fux, que entendeu que o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) – ajuizada pelo Partido Progressista (PP) – Ministro Gilmar Mendes teria que se manifestar sobre a questão. No dia 1º de maio, Mendes resolveu suspender a eleição por 48 horas.
Em seguida, Gilmar Mendes liberou a realização do pleito, mas o Partido Progressista (PP) entrou com novo recurso no Superior Tribunal Federal e a questão foi julgada novamente no STF, na última sexta-feira (13), quando a sessão foi paralisada por um pedido de vistas pelo ministro Nunes Marques.