Interior

Porto Calvo recebe equipe do Hemoal para coleta externa de sangue nesta quarta (25)

Ação acontece das 9h às 16h, no Hospital Regional do Norte, no bairro Mangazala

Carla Cleto / Sesau-AL

Para doar sangue, voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade

O município de Porto Calvo recebe, nesta quarta-feira (25), uma equipe do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coleta externa de sangue. A ação ocorre das 9h às 16h, no Hospital Regional do Norte (HRN), situado no bairro Mangazala.

A coleta itinerante visa facilitar o acesso dos mais de 155 mil habitantes da II Região de Saúde à prática da doação voluntária de sangue. Além de Porto Calvo, ela é formada por Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os voluntários que desejarem doar sangue devem ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, além de um documento de identificação com foto. É exigido, ainda, que os candidatos à doação de sangue estejam com boa saúde e usando máscara.

Impedimentos – Ainda segundo o MS, ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite, são impeditivos para doar sangue. No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o procedimento é vetado pelo período de um ano.

No caso das mulheres, há impedimento para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Quanto aos voluntários que já são doadores habituais, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses, no caso dos homens. Com relação às mulheres, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses.

Covid-19 – Já os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se o candidato à doação de sangue tomou a vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes utilizados foram AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. Caso o voluntário tenha se vacinado contra a Influenza, o período de inaptidão também é de 48 horas.

No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto aos voluntários que tiveram apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, a doação de sangue está liberada.