Meio Ambiente

Chuvas fortes podem se estender até domingo; Semarh alerta para risco de alagamentos e deslizamentos

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), os volumes mais significativos estão previstos para domingo (29).

Em novo boletim, divulgado no final da tarde desta sexta-feira, 27, a Sala de Alerta Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que a previsão é de chuvas intensas em diversos pontos do estado iniciando na noite desta sexta-feira e podendo se estender até domingo (29).

A previsão é especialmente para o Litoral e Zona da Mata, onde já foram registrados acumulados significativos em diversos municípios, inclusive com danos humanos e materiais, mas também pode atingir outras regiões como o Baixo São Francisco e Agreste. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), os volumes mais significativos estão previstos para domingo (29).

Segundo o alerta metereológico, há alto risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos e elevação dos níveis das principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas. Além disso, a continuidade das chuvas aumenta o risco de deslizamentos em áreas de encosta.

As chuvas intensas que caem em Alagoas desde a última quarta-feira (25) já deixou mais de 3.800 pessoas desalojadas ou desabrigadas e levou o Governo de Alagoas a decretar situação de emergência em 33 municípios alagoanos.

O município com maior número de desabrigados é São Miguel dos Campos, com 525 pessoas desabrigadas e 432 desalojadas, totalizando 957 pessoas afetadas pelas chuvas.  Na capital, a Defesa Civil Estadual registrou 89 pessoas desabrigadas e 485 desalojadas. Outros municípios bastante atingidos pelas chuvas são Rio Largo, com 297 desabrigados; Feliz Deserto, com 272 desabrigados e desalojados; e Coruripe, com 261 desabrigados.

Nível dos rios

De acordo com o monitoramento hidrometerológico da Semarh, os níveis dos rios Mundaú e Paraíba permanecem elevados, impactando nas lagoas Mundaú e Manguaba, mantendo os riscos de transbordamento durante esta sexta-feira (27).

O volume de águas das lagoas deve permanecer em elevação, agravando ainda mais a situação dessas áreas, no decorrer dos próximos dias. O Rio Jacuípe permanece acima de sua cota de transbordamento, com elevação gradual. A cota de alerta para cheia é de 530 cm, e às 9h desta sexta-feira, a cota apresentou 560 cm, com tendência de elevação.

O Rio São Miguel segue elevado, com pontos de transbordamento, porém com tendência de diminuição de sua cota nas próximas horas. Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba também seguem elevados, porém com tendência de diminuição de suas respectivas cotas.

 

Leia mais:

Bombeiros seguem em busca de dois desaparecidos devido às chuvas em Alagoas

Deslizamento de barreiras, transbordamento de rios e alagamentos são registrados em Alagoas; Veja vídeos

Chuvas provocam deslizamentos e deixam mais de 40 pessoas ilhadas; aulas suspensas

Defesa Civil alerta para transbordamento das lagunas Mundaú e Manguaba; Veja imagens