Há meses, a comunidade pede providências da Prefeitura para garantir acesso dos moradores a suas residências
Mais uma vez, a comunidade nas imediações da Ladeira da Moenda, no Feitosa, sofre com o descaso da Prefeitura de Maceió. Agora, o que desabou foi um paredão, onde ficava a escadaria que era a única alternativa de acesso dos moradores. Com a queda da estrutura, uma parte da comunidade ficou totalmente isolada.
Isso porquê, na última quarta-feira (25), a ponte improvisada instalada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) caiu, deixando os moradores parcialmente ilhados. Desde então, a população alertava para o risco de um desabamento maior ocorrer devido às fortes chuvas.
Porém, como há meses vem acontecendo, nada foi feito para evitar que o pior acontecesse.
No final da manhã desta segunda-feira, 30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência e confirmou que o deslizamento de terra foi o que causou a queda da estrutura – chamada tecnicamente de talude. A corporação informou ainda que os moradores que ficaram isolados foram orientados e deixados a cargo da Defesa Civil Municipal.
O Alagoas 24horas entrou em contato com a Defesa Civil Municipal para saber como ficará a situação dos moradores da região e recebeu a seguinte nota:
NOTA
Demanda: ladeira da Moenda
A Defesa Civil informa que está com agentes operacionais e sociais desde a manhã desta segunda-feira (30) no local.
A área foi isolada e as equipes estão trabalhando para retirar as nove famílias, que serão levadas para um local seguro. Foi disponibilizado um caminhão baú para retirar os pertences dos moradores.
Prioritariamente duas casas serão demolidas para liberar o acesso até que uma medida definitiva seja realizada. Além disso, foi feita a poda de uma árvore, que ficava na parte de cima, e apresentava risco. As equipes continuam no local.
Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura informa que tem monitorado a localidade desde o primeiro indício de deslizamento, há duas semanas. A Seminfra destaca que realizou as primeiras ações para conter o avanço da erosão, no entanto as chuvas dos últimos dias impediram o andamento da obra.
Com este novo episódio, a pasta está trabalhando, neste primeiro momento, na criação de um novo acesso à localidade. Em seguida, será dado início ao processo de demolição dos imóveis condenados para, posteriormente, reiniciar a contenção da encosta.
O Alagoas 24horas já vem acompanhando o caso desde o início de maio, quando moradores denunciaram que há meses uma cratera se abriu dificultando o acesso ao local. Na época, eles contaram que o que sobrava do acesso havia despencado e parte da comunidade ficou praticamente isolada. RELEMBRE AQUI.
Após a denúncia, uma equipe da Prefeitura de Maceió esteve no local e interditou a região para obras. No trecho, foi montada uma estrutura improvisada de madeira a fim de facilitar a locomoção dos moradores. Contudo, a ponte de madeira não aguentou as chuvas e desmoronou dias após ser construída.