Número pode subir ainda mais com a atualização dos dados por parte dos municípios alagoanos
O número de pessoas que tiveram que sair de suas casas por causa das consequências das fortes chuvas que caem em Alagoas desde quarta-feira (25), chegou a 18.120, sendo 15.542 desalojados e 2.576 desabrigados, segundo o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado no final da tarde desta segunda-feira, 30.
Em relatório anterior, divulgado no início da tarde, o número era de 10.727. O crescimento de quase 8 mil pessoas se deu em vitude, principalmente, da atualização dos dados do município de Penedo, no baixo São Francisco.
Penedo é, atualmente, a cidade mais afetada pelos temporais, totalizando 7502 desalojados e desabrigados, sendo 6872 desalojados e 630 desabrigados. Segundo a assessoria de comunicação do município, a atualização dos dados foi feita seguindo orientação da Defesa Civil Nacional, que fez visita técnica à cidade no último sábado (28).
Além disso, mais imóveis com risco de desabamento foram identificados no último fim de semana, aumentando assim o número de desabrigados, informou a assessoria. De acordo com a Prefeitura, os desabrigados estão distribuídos em escolas municipais, já os desalojados estão em casas de vizinhos ou parentes e estão sendo assistidos com cestas básicas e atendimento psicológico. Além disso, cerca de 20 famílias já estão recebendo aluguel social.
Em segundo lugar, está o município de São Miguel dos Campos, com 3829 afetados, sendo 3276 desalojados e 552 desabrigados.
Este número, porém, pode subir, tendo em vista que os dados referentes aos últimos deslizamentos decorrentes das chuvas da madrugada desta segunda, 30, ainda foram acrescentados no balanço.
Vale lembrar também que o boletim da Defesa Civil, calcula apenas os números referentes aos 33 municípios que tiveram situação de emergência decretada pelo Governo do Estado. São eles: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coruripe, Coqueiro Seco, Craíbas, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Paripueira, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipu.