Meio Ambiente

Previsão do tempo em AL mostra chuvas contínuas e formação de ‘cavado’; entenda!

O número de óbitos em decorrência dos desastres causados pelas fortes chuvas no estado chegou a quatro, segundo informações do CBM nessa terça-feira (31).

O número de óbitos em decorrência dos desastres causados pelas fortes chuvas em Alagoas chegou a quatro, como foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), nessa terça-feira (31). A chuva, no entanto, deve continuar nos próximos dias, segundo a previsão do tempo divulgada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Nesta terça (31), a previsão para Maceió, Agreste, Baixo São Francisco, Zona da Mata é de tempo chuvoso pela manhã e pela tarde. Durante a noite, o céu fica encoberto e deve ter chuvas isoladas no decorrer do período.

Informações da Semarh apontam ainda que os municípios situados no litoral alagoano devem permanecer com o céu nublado e chuvas contínuas.

Segundo a pasta, imagens captadas do satélite GOES-16, obtidas por volta das 06:50, mostram nebulosidade próximo a costa Leste do Nordeste do Brasil, devido à formação de um cavado. Entenda:

Cavado

Cavado é o nome dado a uma região na atmosfera onde ocorre a ondulação no sentido horário do fluxo de ventos e onde ocorre uma tendência à queda da pressão atmosférica. Os cavados podem ocorrer em qualquer local da atmosfera, em qualquer época do ano.

Dependendo das condições de temperatura e umidade, a passagem de um cavado pode causar muita instabilidade, com chuvas fortes.

CPTEC/INPE

CPTEC/INPE