Brasil

Moradora entrevistada em 2009 morre na tragédia das chuvas neste ano

Vandeilza, moradora de Jardim Monte Verde — Foto: Reprodução / TV Globo

A costureira Maria Vandeilza Ramos de Aguiar é uma das 100 vítimas que perderam a vida devido aos deslizamentos de barreiras e alagamentos provocados pelas fortes chuvas no Grande Recife. Há mais de 13 anos, a moradora de Jardim Monte Verde, no limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, falou com a TV Globo sobre o risco que ela e os vizinhos tinham de perder a casa e a vida.

Na ocasião, em março de 2009, Maria Vandeilza relatou o desespero para ajudar a cunhada que teve a casa atingida por um muro que caiu na comunidade Jardim Monte Verde devido às chuvas.

“Foi levantado um muro já para proteger porque a barreira estava com risco de ir arriando tudo e minha cunhada veio me pedir um cigarro e quando ela chegou ali disse ‘Vanda, o muro está abrindo’, quando a gente chegou e olhou ele estava afastado e eu vi ele pendendo. Foi quando eu corri para avisar a família, mas quando eles chegaram para tirar as coisas não deu mais tempo para nada. Só tirou uma televisão e o resto eu gritei ‘corre porque o muro vai cair’, aí quando eu gritei eles correram, foram parar lá em baixo tijolo, vidro, tudo”, afirmou Maria Vandeilza, na época.

 

Maria Vandeilza tinha medo de perder parentes, a casa e a vida. Ela, que não teve a idade divulgada, morreu no deslizamento de barreira ocorrido no sábado (28) em Jardim Monte Verde, onde os moradores sofrem com deslizamentos desde 1987.

As chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata de Pernambuco desde o dia 23 de maio também deixaram 16 pessoas desaparecidas e 6.198 desabrigados, segundo o balanço do governo estadual divulgado às 11h30 desta terça-feira (31).

Como falar com a Defesa Civil

A Secretaria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) mantém uma Central de Operações funcionando em esquema de plantão 24 horas por dia. Ela pode ser acionada pelos telefones 199 e (81) 3181-2490.

No Recife, a Defesa Civil funciona em plantão permanente e pode ser acionada através de uma ligação gratuita para o telefone 0800.081.3400.