Esporte

Roland Garros: Nadal vence Djokovic em batalha de mais de 4h e está na semifinal do Grand Slam

No maior jogo de Roland Garros de 2022, Rafael Nadal e Novak Djokovic entregaram tudo que se esperava do duelo pelas quartas de final. Em um confronto de mais de 4h, o espanhol foi superior nos momentos de definição e saiu com a vitória por 3 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6, 6/2 e 7/6(4). Com o resultado, Nadal segue em busca do 14º título em Paris e terá Alexander Zverev, da Alemanha, como oponente por um lugar na decisão.

O jogo

O primeiro game da partida já mostrou o que se esperava do duelo. Após mais de 10 minutos, Rafael Nadal aproveitou de um erro não forçado de Djokovic para quebrar o serviço do adversário e fazer 1 a 0. Em seguida, o espanhol confirmou o saque e colocou 2 a 0 no placar, pressionando o oponente.

Atrás do marcador, Novak Djokovic cresceu no saque e conseguiu vencer seu primeiro game nas quartas de final. Apesar disso, o sérvio viu Rafael Nadal seguir agressivo, conseguir mais uma quebra e abrir 4 a 1. Na parte final da parcial, cada um dos tenistas manteve o serviço e o espanhol fechou o set em 6/2.

Abrindo a segunda parcial, em mais um game quase interminável, Rafael Nadal teve algumas chances e conseguiu a quebra após 13 minutos de game, abrindo 1 a 0. Na sequência, empurrado pela torcida, o espanhol venceu seu saque de zero e abriu 2 a 0, mais uma vez.

Em seguida, Djokovic e Nadal trocaram quebras e o set ficou com 3 a 1 para o espanhol. Neste momento, Djokovic apareceu. Alongando os pontos, o sérvio foi, aos poucos, colocando pressão em Nadal e após vencer o game mais longo do jogo, de 18 minutos de duração, igualou o marcador em 3 a 3.

Embalado pelo bom momento, Novak confirmou o serviço, com uma boa dose de sofrimento, e virou para 4 a 3. Pressionado depois de perder quatro games seguidos, Nadal teve trabalho, mas voltou a igualar a parcial, agora em 4 a 4. Na reta final, o sérvio mostrou o porque é o líder do ranking mundial. Com mais uma quebra, Novak fez 6/4 e empatou o jogo em 1 a 1.

No começo do quarto set, a história do início de cada parcial se manteve. Jogando com mais intensidade, Nadal quebrou o serviço de Djokovic e confirmou seu saque, abrindo 2 a 0. Na sequência da partida, Djokovic até que tentou voltar para o jogo, mas viu o tenista espanhol se sair melhor nos pontos mais importantes e a diferença chegou em 4 a 1. Na parte final, bastou para Rafael Nadal confirmar o saque para fechar em 6/2.

Precisando da vitória para seguir vivo em Roland Garros, Novak Djokovic começou bem o quarto set e, pela primeira vez no jogo, abriu 3 a 0 no placar. Buscando dar uma resposta, Nadal subiu o nível de seu jogo e equilibrou as ações. Confirmando seu serviço, o espanhol cresceu mais uma vez e, quebrando o serviço do sérvio, deixou a desvantagem em 5 a 4.

No game seguinte, Nadal foi dominante. Com o saque incomodando Djokovic, o espanhol confirmou o serviço e empatou em 5 a 5. No momento de decisão, da um dos tenistas venceu um game e a definição do vencedor ficou para o tie break. Nele, Nadal foi superior no início e fez 3 a 0. Com a vantagem, o sérvio passou a arriscar mais e acabou cometendo mais erros. Desta forma, Rafael Nadal aumentou a diferença, fechou com 7/6(4) e ficou com a vaga na semifinal de Roland Garros.