Política

Cinco municípios alagoanos já têm situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

Mais quatro cidades devem entrar na lista

CBM/AL

Maceió registrou queda de barreiras e alagamentos em vários pontos

Nesta quarta-feira (1), mais três municípios alagoanos afetados pelas fortes chuvas tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR): Jequiá da Praia, Coqueiro Secom e Lagoa da Canoa.

Outro dois municípios, Penedo e Roteiro, já estão aptos a receberem os investimentos do MDR e tiveram as portarias de autorização publicadas nesta quarta-feira (1), com repasses R$ 3,1 milhões e R$ 212 mil, respectivamente.

Este é o primeiro repasse para municípios alagoanos afetados pelas fortes chuvas no Nordeste do País. Nos próximos dias, deverão ser liberados recursos para outras quatro cidades: Coruripe, São Miguel dos Campos, Rio Largo e Maceió.

O MDR esclareceu que em Lagoa da Canoa, o reconhecimento ocorreu de forma sumária, que ocorre em casos de desastres de grandes proporções e com base apenas no requerimento e o decreto de emergência ou de calamidade do estado ou do município. O objetivo é acelerar as ações federais de resposta.

Ainda de acordo com o pasta, desde as primeiras ocorrências no estado, uma equipe técnica do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional está instalada na capital alagoana para ajudar os municípios afetados.

Defesa Civil Nacional

Neste momento, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa civil Nacional opera em alerta máximo (vermelho). O centro orienta os moradores das regiões atingidas pelas chuvas a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. Assim, em caso de desastre, eles receberão um alerta on-line. Outra sugestão é ficar atento ao Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_), que fazem atualizações em tempo real.