Participantes que tiveram o pedido negado podem entrar com recurso
Estudantes que entraram com pedido de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o resultado na Página do Participante. Os participantes que tiveram o pedido negado podem entrar com recurso contra o resultado até o próximo domingo (12), quando encerra o prazo. O resultado do recurso será divulgado no dia 22 de junho.
Os recursos de acessibilidade e/ou tratamento pelo nome social são um direito dos participantes do Enem que requeiram desde que comprovem a necessidade, conforme o edital. Pelo cronograma, os candidatos que desejam ter tratamento por nome social poderão fazer a solicitação entre 23 e 28 de junho. O resultado e o prazo inicial para os recursos têm início no dia 5 de julho, terminando no dia 10 do mesmo mês e o resultado dos recursos será divulgado no dia 15.
O atendimento especializado tem que ser solicitado no ato da inscrição no exame. Entre as condições previstas no edital, estão: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.
Enem 2022
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, por meio de bolsas de estudos em faculdades privadas (Prouni), Financiamento Estudantil do Governo (Fies) e vagas em faculdades públicas (Sisu).
A próxima edição está marcada para ser realizada nos dias 13 e 20 de novembro. As provas incluem questões sobre as quatro áreas do conhecimento, além de uma redação. Para esta edição, o número de inscritos teve um aumento de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 confirmações, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Do total de participantes confirmados, 2.028.353 (59,72%) são isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%) são pagantes.
Cronograma do Enem 2022