Interior

Palmeira dos Índios decreta situação de emergência após deslizamentos e inundações

Secom/Palmeira dos Índios

Chuvas em Palmeira dos Índios

A Prefeitura de Palmeira dos Índios decretou  situação de emergência no município após os estragos causados pelas fortes chuvas que atingem Alagoas há pelo menos três semanas. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira, 08, do Diário Oficial do Município.

Segundo a Prefeitura, o grande volume de água que atingiu o município causou inundações, deslizamentos e alagamentos. O houve registro de danos a residências, vias públicas, pontes e diversos equipamentos públicos. Entre os casos resgistrados está o deslizamento de pedras e terras, que acabou atingindo casas no bairro de Maçonaria. Na ocasião, uma pessoa morre e outras ficaram feridas.

Com a previsão da Defesa Civil de mais chuvas para a região, a Prefeitura alega que equipes de diversas secretarias estão trabalhando para remanejar as famílias das áreas de riscos ou encostas além de fornecer alimentos, agasalhos e aluguel social.

Por causa da Situação de Emergência, fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelas chuvas, sob a direção da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social. Também fica autorizado às autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação, entre outros pontos.

Ajuda emergencial

Também foi sancionada nesta quarta-feira, 08, a Lei de Auxílio Municipal Emergencial, que visa assistir famílias em situação de vulnerabilidade, em razão das fortes chuvas. Aprovada pela Câmara de Vereadores, a Lei contempla as pessoas atingidas direta e indiretamente pelas chuvas, a exemplo das que moram em áreas de risco, com garantia digna de abrigo e sobrevivência, para os ambulantes que se cadastraram até o último dia 6 para para trabalhar no São João do Povo 2022, e os músicos locais que participariam da festa. O evento junino foi cancelado pela prefeitura por causa das chuvas.

O Governo Municipal determinou que serão 3 parcelas de R$ 1.000,00 (mil reais) para quem foi atingido pelas chuvas e parcela única de R$ 1.000,00 (mil reais) para músicos e ambulantes que trabalhariam durante os festejos juninos. O Comitê Executivo para Gestão e Acompanhamento Permanente nas Áreas de Encostas no Município de Palmeira dos Índios faz todo o monitoramento das verbas destinadas às vítimas das chuvas.

Confira AQUI o decreto