Registro de um morador mostra quando a poeira sobe em formato espiralado em um lote da região. Metereologista explica que esses fenômenos são comuns em períodos secos.
Um redemoinho “gigante” que impressionou moradores foi registrado em Goiânia. Um vídeo mostra quando a poeira sobe em formato espiralado em um lote da região.
O registro foi realizado na terça-feira (7), no Jardim Califórnia. Ao g1, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou que os fenômenos são comuns em períodos secos.
“A formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‘turbilhão de poeira’”, explicou.
Ainda segundo André, esses redemoinhos podem ter desde alguns centímetros até vários metros de altura. Além disso, em sua maioria, eles são breves e duram apenas alguns minutos.