Um curso para preparar docentes capazes de atuar na formação e desenvolvimento dos estudantes estrangeiros foi lançado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC). A formação tem como foco professores do Brasil que, ao longo do curso, terão a oportunidade de aprender mais sobre o acolhimento de alunos imigrantes e refugiados no ambiente escolar e multicultural brasileiro.
Os professores podem se inscrever através do site e terão acesso às aulas a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação – Avamec – com carga horária de 80 horas, divididas em dois módulos, com conteúdo prático e teórico.
A formação tem como objetivo possibilitar o contato dos participantes com aspectos históricos, sociais, políticos e educacionais que rodeiam a questão dos estrangeiros, a partir de métodos capazes de auxiliar no acolhimento dos alunos imigrantes e refugiados.
De acordo com o diretor de Formação e Valorização de Profissionais da Educação, Renato Brito, há cerca de 82, 4 milhões de refugiados no mundo, sendo metade crianças, e apenas 68% delas têm acesso ao sistema primário de educação, e 34% ao sistema secundário.
No Brasil, há mais de 57 mil pessoas reconhecidas como refugiadas e, no que se refere às crianças, há uma baixa expectativa de adesão à escola, cerca de 53% abaixo, quando comparado com as crianças brasileiras.
Segundo Brito, a dificuldade de acesso ao sistema escolar deve-se a fatores burocráticos, sociais, culturais e principalmente linguísticas. Diante disso, a formação para o acolhimento dos imigrantes e refugiados torna-se uma excelente forma de inclusão.
*Com informações da Agência Brasil