Mototaxistas que atuam em Maceió estão realizando uma série de bloqueios pontuais em avenidas da capital alagoana na manhã desta quinta (14). A mobilização ocorre em protesto a uma campanha encabeçada, na capital, pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió, o Sinturb, que informou que a campanha é nacional.
A campanha, que distribuiu vários outdoors pela cidade, traz mensagens em defesa da utilização do transporte coletivo urbano e contra a categoria. Em uma das mensagens, o Sinturb afirma que 54% dos acidentes de trânsito envolvem motos. “Andar de mototáxi é muito arriscado. Vá de ônibus”, afirma o outdoor.
Os mototaxistas iniciaram o protesto bloqueando por alguns minutos o cruzamento das avenidas Avenida Menino Marcelo e Juca Sampaio, em frente a uma das peças publicitárias. Em seguida, os manifestantes seguiram para bloquear próximo a uma loja de departamentos no Barro Duro.
Desde setembro de 2019, uma lei municipal assegura a legalidade do Serviço de Transporte Público Individual de Passageiros por Mototáxi na capital. Em março de 2020, a Prefeitura de Maceió regulamentou o serviço por meio de decreto, mediante a emissão de alvará pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.
A reportagem do Alagoas 24 horas tentou contato com o presidente do sindicato da categoria, mas nossas ligações não foram atendidas. A reportagem também solicitou nota ao Sinturb e aguarda posicionamento.