Personagem foi criado pela mesma equipe de 2019, mas, dessa vez, processo foi acompanhado de perto por comissão organizadora.
Depois de ganhar as redes sociais na última edição presencial, o mascote da Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal (SP) está de cara nova e ganhou uma nova roupagem também.
A personagem, que viralizou nas redes sociais em 2019 por conta do aspecto fálico, se parece muito mais com um amendoim na edição de 2022. O evento começou nesta quarta-feira (10) e segue até sexta-feira (12).
Mesma agência e mesmo fornecedor responsáveis pela criação do boneco antigo também criaram a nova versão do Minduca – que significa a junção das palavras amendoim + Jabuca – mas com a contribuição e os olhares atentos da comissão organizadora da feira para que nada saísse fora do esperado dessa vez.
Segundo a assessoria de imprensa da feira, este ano foram feitas inúmeras recomendações aos parceiros envolvidos no processo para seguir o desenho.
O novo mascote está fazendo sucesso, principalmente com as crianças que visitam a feira.
Presidente da comissão organizadora da feira, Pedro Luís Alves explicou que a nova versão só foi considerada porque a cabeça do antigo boneco foi perdida entre um evento e outro nos meses seguintes pós edição de 2019.
Ele ainda afirmou que o Minduca antigo deixou saudade.
“O boneco antigo, e nós temos muita saudade dele, trabalhou muito logo depois que terminou a feira de 2019. Ele foi convidado para fazer parte de vários outros eventos, e a estrutura não aguentou. Acabou que por causa de todas a idas e vindas, ele perdeu a cabeça. Então, nós partimos para uma nova versão. Nós gostamos muito do novo Minduca, mas o antigo nunca será esquecido”.
‘Não tinha cara de amendoim’
Em 2019, o desenho do Minduca desenvolvido pela agência a pedido da comissão não correspondeu à expectativa dos idealizadores.
“A gente propôs toda identidade visual da feira, todas as peças. A comissão foi contratando os vários fornecedores. Quando o mascote ficou pronto é que a gente viu que não parecia o desenho que a gente fez, não tinha cara de amendoim. Cada um falava uma coisa”, afirmou na época a assessora de comunicação Regiane Alves.
Como o recurso para o boneco já havia sido gasto, a decisão foi por manter o mascote, mesmo destoando de um amendoim.
O aspecto do mascote viralizou nas redes sociais. Um dos posts teve mais de 7 mil curtidas e 3 mil compartilhamentos.
Os memes acabaram proporcionando à feira uma visibilidade ainda maior e a fizeram conhecida em lugares inesperados, como cidades de Mato Grosso e Goiás. O clima de apreensão foi substituído pelo de descontração.
Evento está na 4ª edição
Após dois anos de pandemia, a Feira Nacional do Amendoim, que está em sua 4ª edição, está de volta a Jaboticabal (SP). O evento começou na quarta-feira (10) e segue até sexta-feira (12) com ampla programação. A entrada é gratuita.
A feira apresenta aos visitantes exposições de máquinas e insumos agrícolas em cerca de 40 estandes e debates sobre a cadeia produtiva.
A expectativa da organização é que passem pelo evento cerca de três mil pessoas por dia. Já para o congresso são esperados 400 participantes.
Como entretenimento, o público pode conferir o concurso de fotografia, hackathon, shows, praça de alimentação e até uma competição que irá premiar quem come mais paçoca em menos tempo.
Mascote da Feira Nacional do Amendoim, em Jaboticabal (SP) — Foto: Divulgação