Uma criança de cinco anos está entre as três pessoas com suspeita de terem contraído varíola dos macacos no município de Arapiraca, Agreste de Alagoas. A informação foi divulgada nessa terça-feira (16), pela Secretaria Municipal de Saúde.
A criança é do sexo feminino, está em isolamento domiciliar, sendo monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs) e apresentou quadro de dor na garganta, febre de início súbito e lesões cutâneas no corpo, mas sem sinais de gravidade.
Nesta quarta (17), o estado confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 24 anos, residente no município de Murici. O indivíduo relatou ter viajado para a Bahia no dia 23 de julho deste ano e ter mantido contato com público estrangeiro durante atividade de lazer, tendo retornado para Alagoas no dia 27 de julho.
De acordo com o último Boletim da Monkeypox, Alagoas já notificou 46 casos suspeitos da doença, 13 foram descartados, um confirmado e 32 continuam sob investigação laboratorial. Até agora, dos 102 municípios alagoanos, 19 já notificaram casos suspeitos, sendo Maceió o município com o maior número de notificações.
O CIEVS/AL recorda que um jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), apresentou resultado positivo para Monkeypox, caracterizando-se como um caso importado da doença. Entretanto, desde o dia 08 de agosto, ele retornou para o estado de origem e, à época, o CIEVS/AL comunicou o caso às autoridades sanitárias do ES.