Maceió

Fiscalização interdita consultório odontológico por falta de higiene

O estabelecimento, localizado no Prado, apresentava diversas irregularidades e foi considerado um grande risco à saúde da população.

Um consultório odontológico foi interditado, durante fiscalização neste fim de semana, por apresentar diversas irregularidades sanitárias e ser considerado um grande risco à saúde da população. O estabelecimento, localizado no Prado, parte baixa da cidade, não tinha condições mínimas de higiene, nem esterilização dos instrumentais odontológicos.

Além disso, a equipe de fiscalização detectou a ausência de Alvará Sanitário para funcionamento,  descarte inadequado de lixo contaminado, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contaminados, saneantes clandestinos, equipamentos danificados e sem condições de uso, entre outros.

Segundo Nilson Malta, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), uma denúncia anônima foi o que levou os técnicos até o local, o que demonstra a importância do auxílio da população para o trabalho do órgão.

“Esse foi um exemplo da abrangência da competência da Vigilância, que não se limita apenas as fiscalizações da área de alimentos. Fiscalizamos cerca de 80 segmentos, incluindo consultórios odontológicos, médicos, clínicas, academias, hotéis, motéis, pet shop, dentre outros”, esclareceu.

Após a interdição, o consultório tem um prazo de 90 dias para se adequar as exigências da Vigilância Sanitária. Os proprietários do local também vão receber uma multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil reais.

Denúncia – Os canais de denúncia da Vigilância Sanitária são pelo WhatsApp (82) 8752-2000, por meio de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. As denúncias também podem ser realizadas pelo 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante. Para registrar alguma irregularidade sanitária, é imprescindível informar o motivo da reclamação; nome, endereço completo e ponto de referência do estabelecimento denunciado.