Caixão de carvalho está enrolado no estandarte real para a Escócia
O corpo de Elizabeth II deixou o Castelo de Balmoral, na Escócia, na manhã deste domingo (11). Ela morreu, aos 96 anos de idade, na quinta-feira (8). A comitiva com o corpo da monarca faz agora uma viagem de seis horas até Edimburgo, dando início a uma jornada que terminará no dia 19 de setembro.
Súditos acompanham a comitiva, realizada com trajeto pela costa. Os veículos do cortejo viajam a velocidade baixa e farão paradas em cidades e vilarejos pelo caminho, como Aberdeen e Dundee.
O caixão de carvalho está enrolado no estandarte real para a Escócia — a bandeira oficial da Coroa na província —, e é adornado com buquês de ervilhas de cheiro, uma das flores favoritas da monarca. De acordo com as agências de fotos, também há uma sacolinha de plástico com um sanduíche de marmelada, lanche apreciado por Elizabeth II, com um recado: “um sanduíche de marmelada para sua jornada, senhora”.
Na manhã de sábado (10), Charles III foi formalmente proclamado novo rei do Reino Unido. O Conselho de Adesão aconteceu no Palácio de St. James, em Londres. Príncipe William acompanhou a cerimônia, assim como a rainha consorte Camilla. “Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube”, declarou o novo rei durante a cerimônia.
Na parte da tarde, Harry e Meghan Markle passearam pelo região do Castelo de Windsor, na Inglaterra, ao lado de Kate Middleton e William para ver as homenagens feitas pelos súditos para a rainha Elizabeth.