Celebridades

Internauta tem conta suspensa ao transformar ‘Pequena Sereia’ negra em branca e ruiva

Usuário do Twitter embranqueceu atriz Halle Bailey, que tem recebido ataques racistas por viver personagem em live-action da Disney

Internauta é suspenso do Twitter após transformar Ariel negra de A Pequena Sereia em branca e ruiva (Foto: Reprodução/Twitter)

A atriz e cantora Halle Bailey, que é negra, tem sido alvo de diversos ataques racistas desde que foi divulgado o primeiro teaser do live-action A Pequena Sereia, estrelado por ela e que tem estreia prevista para 2023.

Na animação, a personagem é branca e ruiva, e isso fez com que um usuário do Twitter fosse suspenso por usar inteligência artificial para transformar Halle em uma versão da personagem do clássico da Disney, de 1989.

O perfil @vandalibm divulgou no Twitter um vídeo com deep´fake de uma ruiva no lugar de Halle, divulgou que a mudança foi realizada pelo perfil @TenGazillionIQ, que ele definiu como um “criador de memes e cientista de IA [inteligência artificial”.

“Ele consertou A Pequena Sereia e transformou a atriz lacradora em uma garota ruiva e branca. Ele pode consertar o filme inteiro quando estrear usando 4x A600 [quatro unidades de processamento gráfico A6000, da NVidia, uma das mais poderosas do mercado] em menos de 24 horas”.

Acusado de de racismo, o usuário ainda tentou se defender: “Isto é apenas para propósitos educacionais, por favor não interprete erroneamente de um jeito racista”. Porém, internautas deixaram muitas críticas antes que o perfil dele saísse do ar.

“Sim, é um post racista. Você chamou uma atriz negra, existente em um papel que ela ganhou com seu talento, de atriz ‘lacradora’ por nenhum outro motivo além da cor da sua pele”, escreveu um. “Isso é absolutamente racista e não há outra maneira de interpretar. Você descreve torná-la branca como um modo de ‘consertá-la’, você a chamou de lacradora por literalmente ser preta”, criticou outro.

REPERCUSSÃO
Na manhã da segunda-feira (12), três dias depois de ir ao ar, o vídeo em inglês na página da Disney contava com mais de 9 milhões de visualizações, 332 mil curtidas e 1,2 milhão de ‘não gostei’. Até o momento, o vídeo conta com 591 mil curtidas, mas os dislikes foram ocultados pela Disney na publicação.

Porém, para tristeza dos racistas, também tem viralizado nas redes sociais diversos vídeos de crianças negras reagindo ao trailer de A Pequena Sereia, e visivelmente emocionadas ao se verem representadas com uma princesa da cor delas.

Em seu Instagram, Halle Bailey postou um vídeo com algumas reações da criançada e comemorou. “As pessoas me enviaram essas reações durante todo o fim de semana e estou realmente maravilhada. Ver essas reações de criancinhas me deixa tão emocionada. Isso significa tudo para mim. Obrigado a todos pelo apoio inabalável”, escreveu a atriz e cantora.